Quantcast
Fotoreportagem: Arch Enemy, Behemoth e Carcass no Coliseu de Lisboa

Fotoreportagem: Arch Enemy, Behemoth e Carcass no Coliseu de Lisboa

Nero
Joana Cardoso

A imponência cénica dos Behemoth e o vendaval de shred dos Arch Enemy, com Michael Amott e Jeff Loomis cada vez mais entrosados. A pomposa fusão sónica dos Unto Others e a classe old school dos Carcass. A passagem da digressão European Siege por Lisboa ofereceu uma vibrante noite, capaz de agradar a gregos e troianos, aos headbangers que encheram o Coliseu dos Recreios.

Depois de dois anos de paragem forçada pela pandemia e muita antecipação em relação a um hipotético regresso aos concertos, os suecos Arch Enemy e os polacos Behemoth viram-se forçados a adiar consecutivamente a colossal The European Siege Tour. Nem tudo são más notícias, no entanto, uma vez que as bandas lideradas por Alissa White-Gluz e Nergal, respetivamente, acabaram por lançar álbuns novos, bem a tempo do regresso à estrada neste Outono de 2022, para uma digressão que prometia ficar marcada na memória de todos os que comparecerem ao apelo de duas das bandas mais icónicas – e bem sucedidas! – que a música extrema tem para oferecer.

Os titãs do death metal melódico e os porta-estandartes de uma sonoridade que tanto vai beber ao death como ao black metal juntaram forças numa rota em co-headlining, denominada “The European Siege 2022”, que incluiu a paragem em Portugal, no passado dia 07 de Outubro. Na primeira parte actuaram, como convidados especiais, os britânicos Carcass e os norte-americanos Unto Others. Michael Amott, o guitarrista e timoneiro dos Arch Enemy, referia na antecâmara da digressão que depois de «tempos desafiantes e muito complicados», toda a gente merecia ter algo por que ansiar.

Por sua vez, o frontman e visionário criativo dos Behemoth, Nergal, reflectia o sentimento de Amott, dizendo que «depois de mais de um ano de pausa na música ao vivo, não conseguimos pensar numa forma melhor de acolher novamente as nossas amadas Legiões do que entregar uma descarga de música nova e um evento para todas as idades». A European Siege 2022, prometia «ser uma combinação esmagadora» das quatro bandas, além do orgulho em apresentar «os brilhantes Unto Others, que vos vão dar as calorosas boas-vindas numa noite mágica de metal!» No final de contas, o prometido foi essencialmente cumprido…

Podes a review completa, aqui.


arda