Jogos casuais: A música faz uma grande diferença
O som é uma parte essencial da comunicação e a música é descrita, não raras vezes, como uma linguagem universal.
Não é, pois, de estranhar que os jogos de casino frequentemente apresentam músicas de fundo. Mas outros dispensam as músicas de todo. Depende, claro está, das sensações que se quer transmitir.
Aviator
O Aviator online é um crash game reputado pela sua mecânica simples, dinamismo e adrenalina. Os jogadores apostam num gráfico em que uma personagem (um avião neste caso) vai subindo até que desaparece (despenha). O objetivo é retirar a aposta antes que isso aconteça. Demorar mais, dá ganhos potencialmente maiores, mas também aumenta a probabilidade de perder. As rondas são rápidas, havendo emoção e adrenalina constantes.
Neste conceito inovador, com uma mecânica muito envolvente em que o jogador tem de estar sempre atento, a música não é tão adequada em Aviator online. Para além do mais, há efeitos sonoros em linha com os gráficos.
A importância da música para o ambiente
Apesar do caso de Aviator online, a verdade é que a música tem um papel a desempenhar em muitos jogos. Através da música é possível alterar por completo o impacto no jogador, envolvê-lo ainda mais, criando mais suspense, mas também tirar algum foco do que realmente importa.
Candy Crush é um dos jogos casuais mais populares de sempre. A banda sonora inclui não só efeitos, como também músicas alegres que sublinham o ambiente leve e divertido. Por esta via, os criadores tencionam não só melhorar a experiência de jogo, como também manter os jogadores motivados e envolvidos, quase fazendo-os esquecer dos níveis de dificuldade para continuarem a jogar e superarem desafios de forma mais descontraída.
Há, depois, o caso do Alto’s Adventure. Lançado em 2015, é um jogo de corrida infinita que utiliza uma banda sonora atmosférica e tranquila. As escolhas do ponto de vista do áudio complementam uma parte visual com gráficos serenos e uma jogabilidade fluída. É essencial para a experiência de jogo ter esta componente musical, sob pena de ficar menos imersivo e ter um ambiente pouco envolvente. A música ajuda a estabelecer o tom do jogo e a envolver emocionalmente os jogadores, criando uma experiência mais rica e memorável.
Os jogos e o cinema
Quem vê filmes e séries sabe bem que a banda sonora pode fazer uma diferença radical na forma de compreender a estória e os sentimentos que o espectador tem.
Num filme, a música amplifica as emoções, e assim sendo a perceção da mesma cena pode ser diferente com ou sem música, ou com uma ou outra música de fundo. Já quando falamos de assuntos como jogos, a música pode aumentar a tensão, o entusiasmo, a sensação de relaxamento, a interpretação – tudo depende do que o criador pretende. Portanto, nos jogos casuais e também de casinos, a banda sonora (até mesmo incluir banda sonora com música ou não) e como a aplicar é um aspeto essencial a ponderar.
Não ter música pode ser eficaz
Não há uma fórmula de sucesso nem nada a definir quando um jogo deve ou não ter música. Tudo depende do que considera o criador ao desenvolver um jogo. E a ausência de música, além de ser deliberada como muitos outros aspetos do desenvolvimento, pode ser eficaz. Em Aviator online, a falta de música permite uma concentração total na jogabilidade e nas apostas. Ou simplesmente que o jogador continue a ouvir a sua música favorita.
Claro que as opiniões vão sempre ser diferentes de jogador para jogador. Por um lado, há o poder de reduzir distrações, resultando numa experiência mais focada. E há quem prefira a sua música ou podcasts enquanto joga online, o que acaba por tornar a banda sonora musical menos importante.
É notável o papel que a música desempenha na criação de ambientes, que podem mudar por completo com opções diferentes. Em jogos de casino, apesar de alguns terem música, o mais comum é privilegiar o foco do jogador no jogo.
Para jogadores casuais, como Candy Crush ou Alto’s Adventure, as músicas ajudam a criar e melhorar a experiência de jogo, assim como todo o seu ambiente e forma de jogar. A ausência de música, como no caso do Aviator online, também é uma opção válida e potencialmente eficaz. A escolha entre incluir ou omitir música e habitualmente feita com base na visão do jogo e no tipo de experiência que quem concebe o jogo pretende proporcionar aos jogadores.