Quantcast
Máquina do Tempo: Sister Rosetta Tharpe e o seu concerto lendário de 1964

Máquina do Tempo: Sister Rosetta Tharpe e o seu concerto lendário de 1964

Miguel Grazina Barros

Nesta “Máquina do Tempo” viajamos até 1964 para Manchester ao som de Sister Rosetta Tharpe.

Antes das estrelas de rock serem verdadeiramente “estrelas”, existia a Sister Rosetta Tharpe – uma audaz intérprete de Cotton Plant, Arkansas, que se tornou uma super estrela do gospel. O imenso talento e confiança de Rosetta chegou durante uma época em que as mulheres – e especialmente as mulheres “de cor” – não tinham voz. Uma época em que nenhuma mulher ousava tocar guitarra em palco, quanto mais a solo. Nenhuma mulher, excepto Rosetta Tharpe.

Sister Rosetta Tharpe, devidamente apelidada de “Madrinha do Rock ‘n’ Roll”, deu um concerto em 1964 numa estação de comboios abandonada, em Manchester.

No público, estariam presentes Eric Clapton , Jeff Beck, Keith Richards e Brian Jones. O concerto “Blues and Gospel Train”, gravado para a Granada TV, foi protagonizado por várias lendas do Blues – Muddy Waters, Sonny Terry e Brownie McGhee, Cousin Joe, Otis Spann e Gary Davis. No entanto, foi Rosetta Tharpe, munida da sua preferida guitarra com três pickups Gibson Les Paul SG Custom 1961 e da sua poderosa voz, que sobressaiu perante os grandes nomes. Inspirada pela chuva que caiu antes do concerto, a madrinha do Rock ‘n’ Roll decidiu abrir o set com uma rendição do clássico de gospel “Didn’t It Rain”.

Podes assistir à performance intemporal no player e testemunhar a sua grandiosidade e influência na música de Elvis, Johnny Cash, Led Zeppelin, Little Richard, Jerry Lee Lewis, Chuck Berry e muitos outros.

Recentemente, a Gibson colaborou com a propriedade de Sister Rosetta Tharpe e celebra a sua influência musical e cultural com uma coleção de edição limitada de acessórios, alinhada com o 61º aniversário do seu conhecido instrumento nº 1, a Les Paul SG de 1961, disponível como uma guitarra Gibson e como Epifone.