The Mars Volta Regressam Com Sumptuosa Colecção de 18 LPs

The Mars Volta Regressam Com Sumptuosa Colecção de 18 LPs

Redacção

“La Realidad De Los Sueños” ainda não traz música nova, mas traz bastantes inéditos e raridades, reunindo a discografia completa dos The Mars Volta num luxuoso volume de vinil.

Nascida, dos resquícios da banda At the Drive-In, em 2001, os Mars Volta gravaram 6 álbuns. A boa recepção de “De-Loused in the Comatorium”, editado em 2003, culminou no sucesso da banda. Em 2009, o tema “Wax Simulacra” ganha um Prémio Grammy para Melhor Performance Hard Rock. Só depois do lançamento de “Noctourniquet” surgem os conflitos e o consequente fim da banda.

Foi em 2013 que Omar Rodriguez-Lopez decidiu fundar uma nova banda – os Bosnian Rainbows. Isso fez estalar o verniz entre Omar e o seu companheiro em Mars Volta, Cedric Bixler-Zavala. Este último decidiu mesmo anunciar o final dos The Mars Volta através de uma declaração no seu Twitter, na qual acusa Omar de falta de compromisso: «É suposto ser uma dona de casa do prog que vê o seu parceiro ir “dar umas” com outras bandas e não me importar?»

Na altura, no comunicado no Twitter do músico podia ler-se ainda: «Obrigado a todos os fãs, vocês mereciam muito mais após a forma como torceram por nós após o último álbum, dei o meu melhor para continuar. Ao invés tudo o que temos são os Bosnian Rainbows. Já não consigo fingir mais. Já não faço parte dos The Mars Volta. Agradeço-vos honestamente a todos por terem comprado os nossos discos e terem aparecido nos concertos. Foi o máximo ter tocado diante de vós.»

No entanto, os músicos pacificaram a sua relação logo no ano seguinte, quando Cedric Bixler-Zvala e Omar Rodriguez –Lopez voltaram a reunir-se juntamente com o baterista David Elitch. O novo projecto “Antemasque” contava também com a participação de Flea, dos Red Hot Chili Peppers. Os músicos focaram-se novamente nos At the Drive-In, passando inclusivamente em Portugal, num infame e extraordinário concerto, no qual a AS esteve presente. Ainda assim, nada de Mars Volta. Até agora…

the mars volta

Após oito anos, está no horizonte “La Realidad De Los Sueños”, um impressionante volume de 18 LPs que chegará no próximo dia 23 de Abril e inclui a discografia compelta da irreverenete banda, além de material inédito. O título é emprestado das letras de “Concertina” tema do EP “Tremulant”, de 2002.

Esta luxuosa colecção terá edição limitada de 5 mil cópias. Os discos surgem em luxuoso vinil de 180 gramas e acompanhados de um livro de fotografias. Os pre-orders já arrancaram, via Clouds Hill, e há a opção de optar por um bundle que inclui mais merch da banda.

Além de “Tremulant”, “De-Loused in the Comatorium”, “Frances the Mute”, “Amputechture”, “The Bedlam in Goliath”, “Octahedron” e “Noctourniquet”, a caixa inclui o inédito “Landscape Tantrums”, que reúne as gravações originais incompletas de “De-Loused”. Também dessas sessões estará disponível a raridade “A Plague Upon Your Hissing Children” e uma versão alternativa de “Eunuch Provocateur”.

Se, apesar de tudo isto, preferiam mesmo era ouvir música nova dos Mars Volta, em 2019 Bixler-Zavala deixou uma sugestão sobre isso, de que estava a trabalhar num novo disco com Rodríguez-López: «Estamos na cozinha a descobrir novas formas de fazer lançamentos laterais».

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA