Quantcast
PRS Guitars Altera Nome dos Amplificadores Dedicados a Hendrix

PRS Guitars Altera Nome dos Amplificadores Dedicados a Hendrix

Nero

A PRS Guitars viu-se obrigada a mudar o nome da sua mais recente gama de amplificadores HX. A Yamaha avançou com um pedido amigável para o efeito, por considerar que entrava em conflito com as pedaleiras Line 6 HX. A PRS alterou o nome dos amps para HDRX.

A Line 6 (actualmente propriedade da Yamaha) lançou a Helix em 2015. O processador ascendeu ao topo do universo dos multi-efeitos e modelação de amplificadores. Sob a sigla HX têm surgido ciclicamente novos modelos da gama, desde actualizações de firmware a novas versões da pedaleira ou até mesmo novas unidades. A mais recente é a HX Stomp XL, que apresentámos na Primavera passada.

Já no passado Verão, a PRS Guitars lançou a nova série HX de amplificadores, um par de amplificadores de guitarra inspirados num Marshall Super Lead de 100 watts modificado que Paul Reed Smith e Doug Sewell, designer de amplificadores PRS, foram autorizados a estudar. O amplificador foi, reza a lenda, utilizado por Hendrix no Woodstock e reside actualmente no Museum Of Pop Culture de Seattle. A PRS diz que os amplificadores HX não são uma réplica exacta do amplificador em questão, em vez disso «captam o circuito e a flexibilidade e potência do som Jimi Hendrix de inspiração britânica nos finais dos anos 60, num design simples».

Jack Higginbotham, da PRS Guitars, comentou a mudança de nome: «Após explorar as nossas opções, decidimos mudar de HX para HDRX. Era muito importante para nós manter o Hendrix Touring Circuit, que tão recentemente oficializámos e usámos nestes amps, e sentimos que este novo nome garante isso, ao mesmo tempo que fornece a devida distância para os produtos da Line 6. As nossas conversações a este respeito com o Yamaha Guitar Group foram profissionais e produtivas, reflectindo na totalidade porque motivo aprecio tanto a indústria do equipamento musical».

A mudança de nome é mesmo a única que os amplficadores sofreram. Podem descobrir mais características e a história do seu desenvolvimento no artigo em que os introduzimos.