AS10: Livros Imperdíveis
Numa era em que passamos demasiadas horas em frente a um ecrã e em que o digital é a “cena”, na AS continuamos a gostar do velhinho papel.
Deixamos mais 10 sugestões de livros relacionados com a música (ou músicos) que deviam andar a ler. Do imortal Bowie, não haverá na verdade livros em excesso sobre a espantosa carreira do “Camaleão”, ao Zé Pedro, a rockstar nacional que deixou o país de luto, passando por Metallica, Bod Dylan e Bruce Dickinson que regressam a Portugal este ano.
1.Justice For All: A Verdade Sobre os Metallica | Joel McIver | Colecção Música A Ferro e Aço
Os Metallica são uma das maiores bandas de sempre! Goste-se ou não. Esta é considerada como uma das melhores biografias dos Metallica. Joel McIver é jornalista e fã da banda, mas este livro não é uma biografia oficial, e provavelmente por isso é tão interessante. Foi escrito em 2004 e actualizado em 2009, McIver completou a obra com a última actualização em 2014, que inclui as informações mais recentes acerca da banda. Napster, Playboy, desintoxicação, St. Anger e o álbum Lulu com Lou Reed, tudo isso é coberto por esta edição actualizada que apresenta novo material acerca dos seus concertos no mesmo cartaz com os Slayer, Megadeth e Anthrax.
★
2.“George Harrison: À Porta Fechada” | Publicações A Ferro e Aço
A editora de livros A Ferro e Aço editou aversão portuguesa do livro dedicado ao membro mais hermético do Beatles, George Harrison. “À Porta Fechada” foi escrito por Graeme Thomson, tem um total de 400 páginas, e segue os passos de Harrison desde o minúsculo terraço de Liverpool onde o artista nasceu até à opulência excêntrica de Friar Park, a sua mansão neo-Gótica com 120 quartos, passando por Hamburgo, e pelos territórios himalaios e refúgios hawaianos.
★
3.Bowie: Uma Biografia Sentimental | Wendy Leigh | A Esfera dos Livros
Já passaram praticamente dois anos desde que David Bowie nos deixou. Esta biografia acompanha-o enquanto homem, enquanto artista, enquanto amante e enquanto marido. Relata-nos o seu percurso pessoal de uma forma aprofundada. «Entre familiares e managers, músicos e agentes, amantes e amigos, fala-nos da sua infância na Londres do pós-guerra, no peso da família para a formação da sua personalidade, nos anos de luta até chegar ao estrelato, nas aventuras com drogas, na conquista da América ou nas suas genuínas preocupações pelos problemas dos outros»
★
4. Bob Dylan – Canções – Volume I (1962-1973) | Bob Dylan | Relógio D’Água
Como aconteceu com tantos outros músicos, Bob Dylan procurou nos agitados anos 60 novas vias de expressão, dando voz aos deserdados e abordando as suas experiências pessoais. Mas desde muito cedo as suas composições integraram e revitalizaram também as tradições musicais norte-americanas, as baladas do Norte e os blues do Sul, Dylan procedeu assim a uma renovação musical que se prolonga até aos nossos dias, absorvendo e expandindo velhas tradições e levando a literatura ao rock ‘n’ roll. Uma das suas músicas (‘Like a Rolling Stone”, de 1965) tem sido repetidamente considerada como uma das melhores canções de sempre. Este primeiro volume reúne as suas composições de 1962 a 1973. Está também disponível “Canções Volume II (1974-2001).
★
5. Mick Jagger | Philip Norman | Edições Asa
É descrita como sendo «a mais ambiciosa e completa biografia de Jagger até à data.» Philip Norman refaz os passos da sua consagração e revela como ele se tornou um semideus do rock, escandaloso e milionário. A partir de uma pesquisa minuciosa e de inúmeras entrevistas, Norman reconstitui a infância de Mick: de rapaz dos Home Counties, passando por rebelde sem causa, sensação do rock da década de 1960, Casanova, Anticristo até ídolo global. O autor acompanha com espantosa intimidade o mito do inimitável vocalista dos Rolling Stones, a evolução da banda, a criação de clássicos como «Satisfaction», «Jumpin` Jack Flash», «Brown sugar» e «Start me up», numa extraordinária viagem cheia de escândalos e conspirações, temporadas na prisão, hordas de admiradoras e um título de cavaleiro.
★
6. O Povo que ainda Canta | Música Portuguesa A Gostar Dela Própria | Tradisom
Esta edição limitada contém para além do livro, 8 DVD’s, onde poderás visualizar a série completa da RTP 2 “O Povo que Ainda Canta” e como bónus traz ainda um VideoCancioneiro com filmagens que não foram emitidas na RTP, bem como o roteiro das viagens do realizador Tiago Pereira. A memória colectiva é algo que se deve continuar a guardar.
★
7. Na Palma da Mão: Jorge Palma – Biografia oficial | Pedro Teixeira | Prime Books
Em quatro décadas conseguiu fazer tudo ao contrário do que ditam as normas clássicas para uma carreira musical eficaz. Assumiu os seus defeitos, as suas fragilidades, seguiu o instinto de se perder na estrada, empolgou-se com a noite e excedeu-se nos consumos. Com fotos inéditas, esta é uma biografia que contou com a colaboração próxima do próprio músico e de um vasto conjunto de familiares, amigos e colegas de profissão.
★
8. Bruce Dickinson: What does this button do | HarperCollins NonFiction
A autobiografia do vocalista dos Iron Maiden saiu em Outubro. Dickinson usa a sua criatividade sem par, paixão e humor anarquista para revelar algumas das fascinantes histórias de sua vida, incluindo os seus 30 anos com os Iron Maiden, a sua carreira solo, a sua infância no estranho sistema de educação inglês, as suas primeiras bandas, a sua família e a recente batalha contra o cancro. Ousado, honesto, inteligente e muito engraçado, este livro de memórias é um olhar dentro da vida, do coração e da mente de um dos mais únicos e interessantes homens do mundo; um verdadeiro ícone do rock. Para além de ser o eterno vocalista dos Maiden, Bruce foi piloto, empresário da aviação, cervejeiro, orador motivacional, guionista, escritor, locutor de rádio, actor de televisão e ainda esgrimista. “What does this button do” está disponível em livro e em audiobook. Ainda sem versão portuguesa disponível.
★
9. Bizarra Locomotiva: Livro Negro | Pedro Almeida | Rastilho de Letras
“Livro Negro” é uma fotobiografia dos Bizarra Locomotiva da autoria do fotógrafo Pedro Almeida. Inclui textos de António Freitas, Fernando Ribeiro, , José M. Rodrigues, Miguel Tiago, Nuno Calado, Zé Pedro, entre outros. Tem ainda uma contribuição do Nero, editor da AS. Nas palavras do autor: «Recordo-me que na altura em que estudava no IPF, tinha um trabalho de final de curso para apresentar. Sendo os Bizarra Locomotiva uma banda pela qual tenho uma grande devoção, abordei-os com a intenção de fotografar alguns espectáculos do ciclo promocional do “Álbum Negro” para o meu trabalho de final de curso. A banda mostrou-se receptiva e passei a acompanhá-los, primeiro nos ensaios e posteriormente na estrada. Esta convivência mais íntima proporcionou inúmeros momentos de adrenalina pura, algo que jamais irei esquecer. Serei escumalha até morrer!»
★
10. Não Sou o Único | Helena Reis | Editorial Presença
Zé Pedro será sempre recordado como um dos maiores rockers portugueses de sempre. Helena Reis é a irmã de Zé Pedro, e quem melhor para escrever uma biografia sobre ele. Em “Não Sou o Único” viajamos à sua infância festiva e luminosa, aos Verões intemporais na praia do Vau, aos anos da adolescência nos Olivais, ao estonteante começo dos Xutos & Pontapés, aos amores vividos e sonhados, às conversas lânguidas e intermináveis no alpendre da casa de Melides, aos grandes sucessos da banda e ao fervor dos fãs, ao Johnny Guitar e ao panorama musical da época, às incontáveis tournées pelo país e estrangeiro… e sempre às muitas e belíssimas histórias que o acompanharam e ainda nos encantam.
PODES AINDA CONSULTAR MAIS 10 SUGESTÕES DE BIOGRAFIAS, AQUI.