Quantcast


A Segunda Vinda da Gibson Adam Jones 1979 Les Paul Custom

A Segunda Vinda da Gibson Adam Jones 1979 Les Paul Custom

Nero

A Gibson lançou oficialmente a segunda versão Custom Shop da Les Paul de assinatura do guitarrista Tool, Adam Jones.

Está meio mundo a aguardar a chegada de um modelo Standard, que já foi confirmado oficiosamente, e de um ainda mais económico modelo Epiphone, também meio anunciado por Adam Jones, mas a Gibson decidiu espremer mais um pouco o mojo da Adam Jones 1979 Les Paul e lançou a versão 2 da guitarra num modelo Gibson Custom Shop, limitada a apenas 79 instrumentos. Não há muitas mudanças neste novo modelo. As especificações continuam a incluir um corpo sólido de mogno, um tampo de duas peças de maple, um braço de três peças de maple com a escala em ébano. A electrónica também é igual à da primeira série de guitarras – há um Custombucker montado ao contrário na posição do pescoço e um Seymour Duncan DDJ descoberto e bobinado à medida na posição de ponte.

Onde as coisas mais diferem é no departamento de envelhecimento. A guitarra original veio em duas versões: a versão Vintage Old Stock, e a versão Aged And Signed. A versão Vintage Old Stock não apresentava qualquer tratamento relic, enquanto que a Aged And Signed havia sido tratada dessa forma, sem pudores: -o braço, por exemplo, surgia “coçado” até à madeira nua. Na versão dois, há apenas o modelo Aged And Signed disponível, mas com um tratamento de desgaste mais subtil.  Todas as 79 guitarras são autografadas e numeradas pelo próprio Adam. Podes ver a guitarra (com um preço a rondar os dez mil dólares) em maior detalhe no pomposo vídeo de apresentação, em baixo. Quanto a modelos mais baratos, ainda será necessário aguardar…

Em Julho passado, em episódio de The Collection da Gibson TV, Cesar Gueikian, um dos directores da Gibson, surgia a testar alguns dos próximos lançamentos de guitarras acústicas e eléctricas da marca. E tudo indica que uma delas é uma versão USA Standard da Adam Jones Silverburst Les Paul, ainda que não se deva agora colocar de parte que, na verdade, fosse esta versão dois da Custom Shop. Sabemos por declarações anteriores da Gibson que a parceria com Adam Jones não se resumiria a uma edição limitada da guitarra. Aliás, recentemente, o próprio guitarrista deu a entender que estava a ser preparada uma versão da Epiphone.