AS10 | Melhores Baterias de 2020

AS10 | Melhores Baterias de 2020

Redacção

Fazemos aqui uma selecção daquelas que foram, para a nossa redacção, as melhores baterias acústicas, electrónicas, caixas de ritmo e afins de 2020.

Cada vez que a Yamaha lança um novo kit acústico há motivos para regozijo. Este ano não foi excepção, com a estreia da imponente Stage Custom Hip.

O mesmo aconteceu com as novidades do universo digital drumming da Roland, onde nos deslumbrámos com o novo conceito híbrido Acoustic Design (que, inclusivamente, tivemos oportunidade de testar). De resto, uma das baterias que mais nos chamou a atenção, pelo design retro, exuberante e irreverente, foi a Vox Telstar 2020, que não nos importaríamos nada de testar. Fica a dica!

Um ano no universo da bateria que ficou marcado pela perda de um dos seus maiores protagonistas de todos os tempos, o “matemágico” Neil Peart. Para nos abstrairmos dessa mágoa, eis, sem ordem específica, as novidades que 2020 trouxe nas baterias que mais gostámos.

ROLAND V-DRUMS ACOUSTIC DESIGN | O V-Drums Acoustic Design apresenta uma experiência V-Drums diferente, combinando a fascinante presença das baterias acústicas com a tecnologia inovadora de percussão digital da Roland. Estes kits oferecem um aspecto autêntico para combinar com cascos de madeira full-size, pratos mais pequenos, montagem acústica normal e muito mais. Tocar num destes kits transmite um toque excepcionalmente acústico, com a interacção dinâmica confortável de um set tradicional. Sistemas avançados de sensores eliminam os hot spots e garantem que o bombo e os timbalões se comportam tal como os seus equivalentes acústicos. Pads simplificados de prato crash oferecem um toque com baqueta melhorado e movimento swing natural, graças a uma redução de 40% de espessura, em comparação com gerações anteriores. Os kits V-Drums Acoustic Design 5 Series também incluem pads digitais de tarola e ride, que trabalham com o processamento rápido do módulo TD-27 para providenciar definição de alta-resolução e expressão criativa inigualável. A gama V-Drums Acoustic Design inclui três kits diferentes com várias configurações. Mais informações aqui.

YAMAHA STAGE CUSTOM HIP | As baterias Stage Custom estão entre as mais aclamadas da história. A Yamaha tem actualizado estes modelos, mantendo a sua vitalidade, e desta vez colocou os famosos drum kits ao alcance de mais músicos, através de um conjunto de entrada com uma excelente relação qualidade/preço, o Stage Custom Hip. A nova bateria responde a uma tendência actual, a de conjuntos fáceis de transportar, assumindo o papel de “segundo” drum kit, para andar na estrada e para se adequar a palcos mais reduzidos. Ainda assim, a Stage Custom Hip não tem dimensões tão reduzidas como é normal nesse tipo de baterias. É totalmente construída em birch, em cascos de seis folhas, que vêm da actualização de 2014, quando a Yamaha actualizou os cascos com o mesma espessura de camadas usada nas Live Custom e arredondou os contornos para um maior contacto entre o casco e a cabeça, o que produz um som mais cheio. Os apertos estilo Absolute, que se prende ao casco com um único parafuso, requerem menos buracos no casco e menos metal dentro da bateria, permitindo que o instrumento ressoe com mais corpo. Mais informações aqui.

ROLAND TD-07KV V-DRUMS | Convenientemente compacto e ideal para tocar em casa, o kit TD-07KV V-Drums oferece a expressão e a tocabilidade das V-Drums topo de gama, mas num pacote amigo do orçamento. Equipada com peles Roland de malha ultra-silenciosa e de dupla camada nos timbalões e na tarola, pads grandes para crash e ride e um pad de bombo dedicado e com uma sensação realística, a nova TD-07KV permite explorar oportunidades criativas que vão muito além de qualquer kit acústico, com ferramentas de edição profunda para criar sons personalizados, Bluetooth incorporado que permite tocar músicas e explorar aulas, USB para ligar com software de gravação por computador e muito mais. O coração deste novo modelo é um módulo de som potente, eficaz e rápido, o TD-07, que satisfaz plenamente estas exigências. Tens ao teu dispor baterias acústicas e percussão captadas ao pormenor em estúdios profissionais, disponibilizadas graças à tecnologia avançada da V-Drums, que iguala o comportamento dos seus congéneres acústicos. Encontras ainda uma vasta gama de percussão electrónica, mais a capacidade de personalizares cada som ao teu gosto. Mais informações aqui.

MASCHINE+ | A nova Maschine+ é um sampler, uma caixa de ritmos, um sintetizador e uma superpotência em palco. A NI embalou um processador Intel Atom quad-core no dispositivo, juntamente com 4GB de RAM e 32GB de armazenamento interno. Além disso, como convém a um produto concebido para ser utilizado fora do estúdio, vem numa caixa de alumínio anodizado e é aparentemente robusta. A entrada do microfone tem mais ganho em comparação com versões anteriores e as portas USB duplas significam que podes ligar tanto um teclado MIDI compatível como uma interface áudio separada se assim desejares (esta função substitui o I/O incorporado). A Maschine+ funciona num sistema operativo optimizado baseado em Linux e é enviado com um pacote de software cuidadosamente seleccionado. Isto inclui não só a Biblioteca Maschine Factory de 8 GB (que contém sons, kits de bateria, instrumentos, padrões rítmicos, projectos, loops cortados, Bass Synth e os cinco Drum Synths da NI), mas também alguns plugins de synths clássicos da NI, como o FM8, o Massive, o Monark e o Prism. Também é possível obter-se selecções de instrumentos Reaktor e Kontakt, juntamente com a colecção de sintetizadores vintage da Retro Machines. Os efeitos Raum e Phasis também são fornecidos. Mais informações aqui.

PDP NEW YORKER | A Pacific Drums and Percussion (PDP) fez este ano várias actualizações na sua gama (agora ainda mais) compacta, portátil e versátil, a New Yorker. Criados especialmente para andar na estrada, os kits da série New Yorker são uma escolha recomendada para estudantes de bateria, bateristas que tocam muito em espaços pequenos ou então que procurem uma configuração simplificada sem sacrificar o som. O kit já de si leve de quatro peças PDP New Yorker foi redesenhado para ser ainda mais compacto. Novo para 2020 é um bombo ainda mais pequeno, de 14″x16″ e um timbalão de 5″x14″, ligeiramente maior para combinar com o tom de rack de 8″x10″ e o outro de chão, de 12″x13″. A nova configuração é ideal para concertos em locais com espaço reduzido, salas de ensaio ou estúdios caseiros. Também novos para 2020 são três acabamentos laminados: Pale Rose Sparkle, Electric Green Sparkle e Black Onyx Sparkle. Mais informações aqui.

YAMAHA DTX-PRO & DTX6 | A Yamaha regressou às baterias electrónicas, com a nova gama DTX6 que inclui três novos kits o DTX6K-X, DTX6K2-X e DTX6K3-X e o módulo DTX-PRO com o inovador KIT MODIFIER. Os pads originais da Yamaha em TCS (Textured Cellular Silicone) utilizados nos modelos de topo de gama, combinados com o som autêntico e com o ambiente natural captados em alguns dos melhores estúdios do mundo. Cada um dos canais do módulo DTX-PRO tem três bandas de EQ paramétricos, compressor nos canais (para além do compressor geral), ajuste transitório (o ataque e libertar de cada são individualmente ajustáveis) e inserção de efeitos, para permitir recriar os melhores sons de bateria. Além de tudo isto, os pads da Yamaha apresentam tecnologias de deteção da posição que respondem com precisão às acções do baterista, sendo capazes de garantir uma capacidade expressão que depois vai ser refletida na qualidade do som. O suporte de pratos de choque HS-650A vem incluído de série com a DTX6K2-X e com a DTX6K3-X. Os pads de tarola das baterias da série DTX6 estão equipadas com os tradicionais clamps de bola, que tornam mais fácil o ajuste e afinação. Mais informações aqui.

MAPEX SATURN EVOLUTION | A Mapex lançou em 2020 uma enorme variedade de novas baterias na Winter NAMM 2020, como é o caso da Saturn Evolution Series. Pela primeira vez, a Mapex oferece a oportunidade de misturar e combinar ambas as conchas Hybrid Walnut / Maple Shells com Walnut / Birch Shells e há 10 novos acabamentos à escolha. Há ainda o novo e revolucionário Mapex Halo Mount, apresentado em todos os timbalões de rack da Saturn Evolution e que permite uma ressonância total da peça. Utilizando um sistema de suspensão lateral, este sistema permite um som mais puro e aberto. Outra das grandes novidades deste sistema é a inserção de um botão de ajuste: com a junta de borracha dentro do suporte, podes aparafusar o botão totalmente para baixo para amortecer a ressonância da peça para um decay mais curto, ou voltar para trás para um timbre largo e aberto. Os acabamentos desta série seguem o Sistema Sonic Attenuation (SAS), inicialmente concebido para a série Design Lab.  Mais informações aqui.

ROLAND GROOVEBOX MC-707 & MC-101 | As Groovebox MC-707 e MC-101 chegaram este ano a Portugal. A Groovebox MC-707 tem tudo o que necessitas para criar uma música ou apresentar um concerto ao vivo, sem um computador. Podes mergulhar em gravação de oito-pistas, sequenciamento, sampling, sintetizadores e efeitos com qualidade de estúdio, além de teres acesso a uma palete de sons, loops e phrases. O áudio e MIDI podem ser gravados com controlo profundo sobre o timing, enquanto os faders e os knobs práticos inspiram a criatividade no momento. Os 16 pads ultrassensíveis permitem-te tocar ou sequenciar partes de bateria, linhas de baixo melódicas, ou progressões polifónicas de acordes. Também existe um sequenciador de passos TR-REC, herdado das caixas de ritmos clássicas da Roland, perfeito para construir partes rítmicas rapidamente. A Groovebox MC-101 possui todos os sons, sequenciamento e efeitos de alta-qualidade do MC-707, mas numa versão mais compacta de quatro-pistas, que é altamente portátil. Mais informações aqui.

VOX TELSTAR 2020 | Inspirado por alguns dos revolucionários kits concebidos pela Trixon no final dos anos 50 e início dos anos 60, o novo kit Vox Telstar 2020 é uma autêntica explosão no que toca ao design e construção de baterias. Os kits originais da Trixon Speedfire apresentavam uma concha em forma de elipse, bem como a Trix Telstar, que apresentava uma concha cónica. Estas baterias ficaram muito populares na Europa através de bateristas como Buddy Rich ou Ringo Starr. A meio do caminho, a Trixon Telstar tornou-se a Vox Fanjet e a Trixon Speedfire tornou-se a Vox Telstar, cujo novo modelo está aí pronto a ser agarrado por perto de 2000€. A simplicidade do VOX Telstar 2020 faz deste um kit de bateria fácil de configurar e pronto a tocar, com uma versatilidade surpreendente. A nova Vox Telstar 2020 vem equipada com bombo (18″+12″ x 13″), tarola (14″ x 5″), timbalão de rack (13″ x 7.5″), timbalão de chão (16″ x 15.5″), peles White Coated da Remo, suportes vintage para tarola, timbalões e prato, suporte vintage para prato de choque e pedal de bombo.

DREMTRIGGER | Se andas a considerar adicionar alguma electrónica ao teu kit de bateria mas preferes uma solução mais simples do que pads à parte, módulos ou triggers, então, DrēmTrigger pode ser a resposta, uma solução tudo-em-um que inclui um trigger acústico com sistema de laser, dois pads de borracha independentes e 16GB de memória. O DrēmTrigger pode também ser utilizado em modo autónomo, através da saída de áudio de 1/4″ ou como controlador MIDI para um computador através da ligação USB, sendo alimentado por uma bateria recarregável interna, reduzindo ainda mais o número de cabos necessários.

★★★★★

EGITANA