Behringer Surpreende com Protótipo de Clone do Roland SH-5
A Behringer surpreendeu tudo e todos com o seu protótipo de sintetizador MS-5, um clone do clássico Roland SH-5.
O sintetizador Roland SH-5 vem de uma época em que a marca nipónica tinha equipamentos com o aspecto que definiu uma década de sci-fi e de design futurista. Tudo nestes sintetizadores era brilhante, desde os knobs ao painel frontal.
O SH-5 é um monosynth de oscilador duplo com dois LFOs de múltiplas formas e um circuito separado Sample & Hold, um filtro multi-modo e bandpass e dois VCAs. Tanto o filtro como os VCAs podiam usar os envelopes AR e ADSR que podiam ser accionados pelo teclado ou pelo S/H, LFO 2 e trigger externo. Uma característica-chave foi a secção de mistura encontrada em todos os sintetizadores SH que lhe permitem equilibrar os osciladores e introduzir ruído, modulação e um sinal externo. Podia-se então escolher como eram encaminhados através do resto do sintetizador. A saída era invulgarmente em estéreo com panning.
O MS-5 proposto pela Behringer, ainda em fase de protótipo, faz um trabalho bem decente de emular o original, se bem que ainda não se apresente totalmente finalizado. Segue o mesmo formato que o MonoPoly e o Poly D que obviamente poupa em custos de ferramentas mas perde alguma da sua individualidade.
A única coisa que parece faltar ao MS-5 é a robustez do SH-5, já que este era incorporado numa caixa metálica, que é o tipo de coisa que aumenta significativamente a vida útil de um sintetizador, principalmente quando passa a maior parte do tempo na estrada. Espreita o post da Behringer sobre o protótipo do MS-5 e vê o original SH-5 em acção no vídeo a seguir.