Dean Guitars & John Cruz, Homenagem a Leslie West

Dean Guitars & John Cruz, Homenagem a Leslie West

Nero

A Dean Guitars anunciou um modelo de assinatura em homenagem ao falecido guitarrista dos Mountain, Leslie West. A marca trabalhou no modelo de edição limitada com John Cruz, o antigo luthier da Fender Custom Shop, e com West antes da sua morte no ano passado.

Apenas 50 peças estarão disponíveis, cada uma com a insígnia “LW” de West na parte de trás do headstock. Cada uma delas recebeu também um acabamento de desgaste por John Cruz, um dos mais celebrados antigos Master Builders na Fender Custom Shop.

A construção consiste num corpo de mogno com um tampo arqueado de flame maple, com um conjunto de três peças de mogno no braço em perfil C. Este é encimado por uma escala de ébano com raio de 12”, 22 trastes jumbo e marcadores de blocos perlados. As ferragens incluem afinadores Grover 18:1, uma ponte fixa Tune-O-Matic e a tailpiece.

A electrónica consiste num conjunto de humbuckers USA DMT: a assinatura de West, o Mountain Of Tone, na ponte, e um Nostalgia no braço. Ambos possuem o mesmo tratamento de John Cruz que, no corpo da guitarra, é um acabamento de nitrocelulose.

Os modelos autografados valem praticamente 10 mil dólares, já os que não estão autografados valem uns cinco mil e quinhentos. Mais info aqui.

A contibuição de John Cruz marca o regresso ao activo, pelo menos de uma forma visível, do reputadíssimo luthier. Recorde-se que Cruz foi despedido da Fender num processo pouco claro, na ressaca de toda a agitação na sociedade norte-americana despoletada pela morte de George Floyd.

Cruz está também a desenvolver a sua própria marca de instrumentos musicais.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA