Gibson USA, Lineup 2019

Gibson USA, Lineup 2019

Nero

Olhamos a colecção de guitarras e baixos Gibson para 2019 e apresentamos os modelos que geram maior expectativa.

Depois de alguns modelos terem sido apresentados na Summer NAMM 2018, a Gibson já revelou o lineup de guitarras e baixos para o ano de 2019. A linha de produção Gibson 2019 inclui os suspeitos do costume, mas há lugar a algumas surpresas, como a Les Paul Junior Tribute DC, a SG Standard ’61 e a SG Standard Tribute disponível num acabamento Natural Walnut. Por falar em acabamentos, estão de regresso alguns dos mais icónicos da marca, em modelos específicos, como o Seafom Fade, Blueberry Fade e Blueberry Burst.

De resto, o novo lineup parece ter como filosofia a simplicidade, procurando um regresso às raízes da marca, algo que os novos donos têm referido ser o mote para a recuperação financeira da Gibson. Dizer ainda que tanto quanto se sabe, a falência comercial e a reestruturação, com tudo o que envolveu, não parece ter tido qualquer reflexo na produção dos instrumentos.

Vamos olhar alguns dos modelos e respectivos specs mais significativos na nova colecção. Podem consultar a lista completa de novos guitarras eléctricas e acústicas e baixos na Gibson.

ES-235 & ES-275T

Os especialistas hollowbody da fábrica de Memphis construíram dois novos modelos thinline para o ano de 2019, a ES-235 e a ES-275T. O primeiro (na foto) será a guitarra mais económica na gama ES e inspira-se nos modelos clássicos dos anos 50, como a ES-125, e possuem um cheirinho Les Paul. A ES-275T, num espectro mais alto da gama, apresenta um cutaway mais arredondado, similar aos modelos ’50s Byrdland ou ES-5. Ambos os novos modelos possuem um design com bloco central em maple e esteios em spruce.

Além destas novidades, a Gibson trouxe de volta a gama ES Studio, que inclui os modelos ES-235 Studio, ES-339 Studio e ES-335 Studio. Outra boa notícia é que os modelos ES-335, de produção normal, irão ver o seu preço descer em comparação aos do catálogo de 2018.

Gibson ES-235

ACÚSTICAS

Também a fábrica de acústicas em Bozeman, Montana, criou uma nova gama: a Studio Series. A ideia é oferecer designs acústicos clássicos da Gibson a preços mais acessíveis. Os modelos Studio possuem corpo em walnut e tampo em spruce, surgindo nos formatos L-00 (na foto), J-45, Hummingbird e as variações SJ-200. Estes modelos estão equipados com sistemas LR Baggs VTC e serão construídas com um corpo mais fino ao invés da maior profundidade dos modelos de gama mais alta, os Standard, Vintage e Deluxe. O que é igual para todos os modelos produzidos em Montana é a colagem (escondida no acabamento), a junção do braço em dovetail e o acabamento de nitrocelulose.

Este ano há também a introdução de uma nova gama, a Gibson Sustainable, que recorre apenas a acabamentos ecológicos, com composto de cera de abelhas, e que inclui também modelos L-00, J-45 e Hummingbird. A madeiras de base, tal como nos modelos Studio é o walnut.

OFFSETS

Os designs Explorer, Flying V e Firebird, apesar de não serem construídos em linhas de produção tão amplas como as Les Paul ou SG, também aparecem quase sempre no lineup anual. Desta vez, os novos modelos B-2 Explorer e Flying V juntam-se às opções normais. Estas guitarras possuem acabamentos acetinados e pickups Dirty Fingers+. Por isso, são modelos mais económicos. A Firebird surge com os modelos Firebird 2019 e o mais económico Firebird Tribute, que reúne algumas características clássicas deste design badass num escalão mais económico.

LES PAUL & SG

Uma miríade de opções nos modelos mais populares da Gibson, repetindo-se várias versões de catálogos anteriores, havendo no entanto menos acabamentos disponíveis, naquilo que parece uma estratégia de focagem nos specs e acabamentos mais populares, de forma a simplificar todo o processo de produção. Les Paul Studio Tribute, Studio, Classic, Standard, Traditional e High Performance permanecem todos no novo alinhamento, ao passo que a SG mantém as versões Tribute, Standard, ’61 Reissue e High Performance. Há um novo modelo, contudo, que está a criar já enorme expectativa: a Les Paul Junior DC (ou double cut). Este básico modelo de corpo sólido, em mogno, integra um singular P90 na posição da ponte, um novo design no pickguard e o seu preço é apontado aos cerca de 799 dólares.

BAIXOS

2019 traz quatro modelos de baixo, o SG Standard, o Thunderbird, o EB-4 e o EB-5. Não há, portanto, muita coisa a dizer a respeito de modelos económicos. Mas não há como não destacar a imponência do Thunderbird. Uma fera com uma escala de 34”, corpo em Swamp Ash, hardware preto cromado e com um pickup Lead T-Bird. O braço é uma mistura de 9 camadas de mogno e walnut, com escala em rosewood e nut Tektoid de 1.5”. Os afinadores são Grover. O Burst do acabamento é “uma cena”.