Jackson Guitars, Jeff Loomis Kelly

Jackson Guitars, Jeff Loomis Kelly

Nero
Thiago Batista

O guitarrista dos Arch Enemy, com passado nos Sanctuary e Nevermore, explica todas as opções que tomou no desenvolvimento do seu modelo de assinatura para a Jackson Guitars e demonstra as capacidades sonoras da feroz Jeff Loomis Kelly.

É um veterano shredder (quando Mustaine procurava um substituto para Jeff Young nos MegadethLoomis brilhou nas audições, mas os seus 16 anos de idade foram determinantes na escolha que recaiu em Marty Friedman) mas, depois de vários anos ligado à SchecterJeff Loomis é o mais recente artista no roster da Jackson. Estreou-se logo com direito a um modelo de assinatura: a Jeff Loomis Kelly.

Em vídeo recente para o canal oficial da Jackson Guitars no YouTube, Loomis refere que desde o início era criar uma assinatura num design Kelly: «Quis fazer uma Kelly porque, sei que o Marty Friedman a usou durante muitos anos, mas não tenho visto muitos guitarristas a usá-la e queria trazê-la de volta. É um formato deslumbrante, com um visual muito Metal».

Esta guitarra possui corpo em ash, com tampo em sandlasted ash e acabamento Black. O braço through body de peça singular em maple possui um design de junção scarf joint e reforço de grafite. Está moldado para ser um demónio de velocidade e possui um raio composto 12”-16” com escala em ébano de 24 trastes jumbo em aço inoxidável, com entalhes sharkfin em madre pérola.

Os PUs são os Seymour Duncan Jeff Loomis Signature Blackouts. O do braço oferece suavidade cristalina nos solo e o da ponte a agressividade e o sustain exigidos a esta máquina de heavy metal. A ponte é um sistema double-locking tremolo Floyd Rose 1500. A Jeff Loomis Kelly tem apenas controlo de volume e selector de três posições. A ausência de tone know foi explicada pelo guitarrista em entrevista com a AS, na altura em que era endorser Schecter: «Muita gente me questiona porque é que não tenho um tone na guitarra. Porque podes criar o tone no amplificador! Só precisas de volume na guitarra… E não gosto de descer a mão e ter ali muitos knobs a atrapalhar, assim é mais simples».

No player em baixo, Loomis explica todas as opções que tomou ao definir as características da guitarra e demonstra o rugido do instrumento.