PRS Guitars, Primeiros Modelos para 2019

PRS Guitars, Primeiros Modelos para 2019

Nero

A PRS Guitars revelou alguns dos modelos que farão parte do catálogo de 2019, com destaca para uma nova versão da Paul’s Guitar, o modelo de assinatura de Paul Reed Smith.

A PRS Guitars antecipou a sua presença na Winter NAMM 2019 e já apresentou vários dos produtos que farão parte do seu catálogo para o próximo ano, nomeadamente uma hoste de novas guitarras eléctricas e acústicas. Entre os modelos já apresentados e nas eléctricas destaca-se a reformulação do modelo de assinatura do próprio Paul Reed Smith, o luthier que fundou a marca, bem como a CE 24 Semi-Hollow e a SE Custom 24 com acabamento Ziricote. Há ainda modelos SE acústicos.

Lembrar que, durante 2018, a PRS Guitars agitou a comunidade com o lançamento da infame assinatura de John Mayer, a Silver Sky. Polémicas à parte, eis cada uma das novidades já conhecidas e as respectivas notas enviadas pela PRS Guitars à imprensa.

PAUL REED SMITH SIGNATURE

Historicamente, a guitarra de Paul Reed Smith (tal como a antecessora Modern Eagle) reúne as descobertas do famoso luthier no que respeita ao som de guitarra. Este reformulado modelo representa portanto não só a visia de Paul enquanto construtor de guitarras, mas também enquanto guitarrista e músico que necessita de material pronto a ser usado em palco e em estúdio, capaz de imediatamente obter o som certo.

Enquanto indivíduo que tem todas as opções disponíveis ao seu alcance, as escolhas pessoais de design de Paul incluem corpos em mogno com tampos em maple, escalas em rosewood hondurenho, acabamentos nitrocelulares, os inlays “brushstroke” das aves e bobinas estreitas nos pickups. A “Paul’s Guitar” inclui pickups treble e bass com a tecnologia PRS TCI (Tuned Capacitance and Inductance), dois mini comutadores que permitem aos músicos colocar um ou ambos os pickups nos seus modos humbucker ou single coil.

«Não gosto da nova versão da minha guitarra, adoro. Com estes novos pickups, posso mudar de um pickup forte na ponte para um muito cristalino no braço, pode ouvir-se cada nota, simplesmente ao recorrer aos mini comutadores e usando o switch de três posições de modo absolutamente normal. É um setup muito musical e extremamente útil», diz Paul Reed Smith. «Esta guitarra tem single coils limpos e brilhantes quando divides os pickups, mas um corpo preenchido quando estão em modo humbucker. É muito belo».

CE 24 SEMI-HOLLOW

A CE original surgiu em 1988, oferecendo aos guitarristas o design e características tradicionais da PRS num sistema bolt-on neck. Tornou-se rapidamente num dos modelos de maior sucesso da PRS Guitars e em 2016 tornou a ser produzida. Este ano marca a estreia de um modelo semi-hollow na gama. «A CE24 Semi-Hollow combina o “estalo” e o sustain das nossas guitarras de braço em maple aparafusado, mas acrescenta a ressonância de um corpo semi-hollow, criando uma voz singular. Cada um dos distribuidores que passou pela fábrica e testou os protótipos adorou a guitarra. Acreditamos que é uma novidade bastante singular ao nosso conjunto de modelos bolt-on», refere Jim Cullen, Director de Vendas da marca.

SE CUSTOM 24 ZIRICOTE

Já vem do ano passado o aumento de opções de acabamento para o clássico modelos PRS SE Custom 24. Desta vez vão estrear as opções de vernizes zebrawood e ziricote, que acrescenam um ar ainda mais exótico às guitarras.

PRS SE ACOUSTICS

A PRS Guitars vai aumentar a sua gama de modelos acústicos SE Angelus e Tonare Grand com novas combinações de madeiras e acabamentos. A SE A55E e a T55E prosseguem a estética Private Stock na gama SE com corpo em quilted maple e com dois acabamentos: o clássico Black Gold Burst e Abaco Green. A SE A60E e a T60E (na foto) surgem com corpo em ziricote, debrum em curly maple e detalhes em abalone e rosette. Tanto a gama 55 como a 60 possui tampos em spruce sólido, esteios híbridos de design clássico PRS e X, pestanas em osso e o sistema de pickups Fishman GT-1.

Para encerrar as novidades, no universo acústico surgem ainda novos acabamentos burst nas gamas 40 e 50. Podem confirmar mais detalhes na PRS Guitars.