Roland Juno-60 de Regresso!

Roland Juno-60 de Regresso!

Redacção

O icónico polysynth dos anos 80 já está disponível como plug-in na Colecção Legendary da Roland Cloud.

A Roland acaba de apresentar o Sintetizador em Software JUNO-60, a nova entrada na Colecção Legendary (instrumentos Roland baseados em software e disponíveis através da Roland Cloud). O sintetizador Roland JUNO-60 original ajudou a definir o som da música dos anos 80 e ainda hoje continua a ser bastante apreciado, graças à sua energia vintage e personalidade inconfundível. Agora, graças ao Sintetizador em Software JUNO-60, é possível ter a experiência autêntica deste instrumento para DAWs em Mac e Windows.

Lançado em 1982, o JUNO-60 foi um dos primeiros modelos a ser produzidos na icónica gama JUNO da Roland, mas é intemporal e continua a ser um dos favoritos de muitos fãs de sintetizadores. Com uma fórmula vencedora de um único DCO, sub-oscilador poderoso e VCF bastante expressivo – além do enorme chorus circular – o instrumento marcou presença em inúmeras músicas ao longo dos anos. Alimentada pela tecnologia Analog Circuit Behavior (ACB) exclusiva da Roland, a versão em software recria a experiência sonora e a arquitetura intuitiva do JUNO-60 ao pormenor, possibilitando aos utilizadores criar fácil e rapidamente uma grande variedade de sons inspiradores.

O Sintetizador em Software JUNO-60 capta fielmente a magia do original – incluindo as peculiaridades e até as suas limitações (tão carismáticas!) – ao mesmo tempo que potencia as suas capacidades com novidades modernas e bastante úteis.

O filtro produz uma modelação perfeita e os utilizadores podem ativar o circuito HPF para recriar o JUNO-106 – e os seus graves tão característicos. O alcance do oscilador também foi ampliado e existe um segundo envelope que acrescenta flexibilidade extra. A polifonia foi ampliada para oito notas, mas os utilizadores podem definir as originais seis notas (ou menos) para criar uma energia old-school. Tal como o original, a versão em software possui dois modos de chorus selecionáveis, através de botões, e um terceiro modo “secreto” que pode ser ativado através do toque simultâneo nos dois botões. Existe também uma opção de chorus adicional com o som do pedal BOSS CE-1, a par de uma seleção de reverb, delay, flanger e efeitos overdrive.

O Sintetizador em Software JUNO-60 é compatível com VST3, AU e AAX e com o formato PLUG-OUT da Roland, para operação independente (sem o computador) com o sintetizador em hardware SYSTEM-8 e é o mais recente membro na coleção Legendary da Roland Cloud, que inclui versões plug-in de outros clássicos Roland como o JUNO-106, JUPITER-8, TR-808, TR-909, D-50 e muito mais. Os títulos Legendary estão disponíveis com a subscrição Ultimate  da Roland Cloud. Todos os níveis pagos – incluindo o Core e Pro  – começam com um período de teste gratuito de 30-dias da subscrição Ultimate, permitindo aos utilizadores experimentar o JUNO-60 e todas as funcionalidades Ultimate.

Vale a pena recordar que, há poucos dias atrás, noticiámos uma excelente campanha promocional para estes serviços. Mais info na Roland Cloud.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.

EGITANA