Squier, A Nova 50s Jazzmaster Classic Vibe
A aclamada gama Squier Classic Vibe tem uma nova guitarra no atractivo line-up, uma offset Jazzmaster inspirada nos modelos do final da década de 50.
Em 2019, a Fender Musical Instruments Corporation (FMIC) anunciou a actualização da série Squier Classic Vibe, que passou a incluir modelos específicos de década Stratocaster, Telecaster, Jaguar, Mustang, Jazzmaster, Jazz Bass e Precision Bass. Tendo sido a primeira actualização à gama Squier Classic Vibe, originalmente lançada em 2012, estes modelos são uma homenagem às características dos anos 60 e 70 e incluem elementos de design das guitarras Fender criadas na Califórnia do Sul ao longo dos anos.
Logo no mesmo ano foi acrescentado ao alinhamento de instrumentos uma versão de uma icónica e histórica guitarra, no corpo da FSR Classic Vibe ’50s Esquire. Depois, em Maio passado, chegaram novos modelos Fender Special Run (FSR), incluindo versões dos seus designs Mustang, Stratocaster e Telecaster. A marca aproveitou o embalo para revelar também o modelo Classic Vibe Esquire, aproximando a histórica e clássica guitarra dos nossos dias e das nossas carteiras.
E agora, a Squier introduziu um novo offset na gama, a Classic Vibe Late 50s Jazzmaster, que passamos a descrever…
Possui um corpo em poplar, braço bolt-on em maple, com perfil C e escala de louro indiano percorrida por 21 trastes. As opções de acabamento são duas: Two-Tone Sunburst ou White Blonde, ambas com pickguard dourado e capas prestas nos pickups.
A electrónica inclui um par de single-coils Fender Designed de alnico, que estão ligados ao esquema tradicional de controlos Jazzmaster, consistindo num agressivo circuito na posição de lead e com um som bastante preenchido e na posição de ritmo. Quanto ao hardware, a guitarra está equipada com uma ponte tipo Mustang, em vez do design original menos massivo. Tem também um vibrato flutuante sem bloqueio, afinadores de estilo vintage e botões de controlo cromados.