The Ominous Circle @ VOA 2017
2017-08-06, Quinta da Marialva, CorroiosSem a atmosfera sufocante do disco, criada pela produção, a banda evocou um groove instrumental macabro.
Como já referimos anteriormente, em “Appalling Ascension”, os The Ominous Circle criaram um álbum com um peso sonoro esmagador e um ritualismo que percorre estéticas do brutal death metal, passando pelo sludge, até ao black metal. Mas, somando o concerto que deram no VOA ao que vimos no SWR, em que o corpo sonoro se revestiu sempre de menos low end, com as guitarras a ganharem maior definição de médios (em detrimento do peso sonoro avassalador), ao vivo a banda ganha um carácter mais próximo de uma influência que tantas reveiews ao disco têm indicado: os Morbid Angel.
Sem um som ideal, a agressividade do disco permaneceu intacta na actuação no palco LOUD!, muito graças à tempestade de blast beats provocada pela bateria. Contudo, despidas daquele manto negro de sub frequências que as amplia, a atmosfera e densidade da banda foram dramaticamente reduzidas. Valeu a unidade da banda, cuja coesão segurou as várias dinâmicas que se cruzam nos temas. “Poison Fumes” (uma favorita pessoal) e “As The Worm Descends” (solos de guitarra demoníacos neste último tema do set) foram, ao lado do concerto de Obituary no palco principal, dos momentos mais altos do festival, coroando o concerto dos The Ominous Circle como o melhor do palco secundário.
SETLIST
- To En
- Poison Fumes
- From Endless Chasms
- Ateh Gibor Le-Olam Adonai
- As The Worm Descends