AS10: Apps Gratuitas para Vocalistas

AS10: Apps Gratuitas para Vocalistas

António Maurício

Teoria, prática e entretenimento. Dez aplicações para aprenderes, desenvolveres e utilizares o teu poder vocal.

A saga continua. Já apresentámos aplicações para criação/produção de músicaaplicações exclusivas para guitarristas e agora, vamos focar-nos no instrumento comum a todos nós: a voz. Estas 10 aplicações permitem-te aprender ou estudar a teoria e entrar no campo práctico quando te sentires confiante para isso. São adequadas para vocalistas principiantes ou experientes, variando em dificuldade. Entre a identificação auditiva de intervalos, acordes, escalas ou ritmos, passando por aulas e exercícios vocais, controlo de respiração, recurso a efeitos em tempo-real ou até karaoke, só te vai faltar tempo para fazer tudo.

Matt Farnsworth Vocal Studio Voice Lessons (iOS / Versão Android indisponível) | Faz todo o sentido começar pela teoria. A aplicação de Matt Farnsworth permite-te melhorar a saúde, resistência, técnica e compreensão geral da tua voz. Depois de instalares a aplicação e responderes a um questionário inicial (sobre o teu tipo de voz, experiência, alcance vocal ou estilo musical preferido), serás encaminhado por um processo personalizado que te permitirá ver vídeos educacionais e praticar métodos intuitivos através de exercícios.

Musicate (iOS / Versão Android indisponível) | Depois da teoria geral, que tal treinares a capacidade dos teus ouvidos? O reconhecimento de intervalos, escalas ou melodias é essencial para o teu desenvolvimento como vocalista e a Musicate permite-te seleccionar objectivos específicos através de diversos exercícios. A aplicação inclui um painel de estatísticas para monitorizares o teu progresso.

Singscope (iOS / Versão Android indisponível) | Esta aplicação permite-te analisar o pitch da tua voz enquanto estás a cantar, deste modo podes comprovar a estabilidade, mas também observar as características de vibrato. Esta análise é apresentada num gráfico detalhado, distribuída na escala diatónica maior (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si), útil para perceberes melhor o poder da tua própria capacidade vocal. Um ponto importante: a aplicação é sensível a ruído ambiental, por isso certifica-te que a utilizas num local silencioso.

SwiftScales Vocal Trainer (iOS / Android) | A SwiftScales Vocal Trainer simula uma aula vocal clássica: alunos sentados ao piano com professores de voz. Mas aqui podes controlar cada sessão em tempo-real com funcionalidades projectadas para aprenderes a cantar (níveis principiantes e profissionais), utilizares técnicas de aquecimento e treino vocal com o teu próprio professor virtual. Praticamente todas as funcionalidades são personalizáveis e podes controlar a velocidade de todas as aulas.

SwiftScales Pitch Pipe (iOS / Android) | Igualmente da SwiftScales, a aplicação Pitch Pipe é simples, mas essencial para qualquer vocalista perfeccionista. Tal como o nome indica, a aplicação simula realisticamente um Pitch Pipe (afinador de sopro) e acrescenta características e personalizações digitais. É uma excelente aquecimento de voz e referência para vocalistas, grupos a capella ou até professores de canto, entre outros, não saírem do tom desejado.

Vanido (iOS / Versão Android indisponível) | Esta aplicação pode ser vista como um jogo de vídeo vocal. Com um design fantástico, sessões diárias e exercícios personalizados para o teu alcance vocal, vais facilmente desenvolver a tua voz e os teus ouvidos. Existem práticas para melhorares a respiração, pitch, audição, alcance e consistência vocal. O teu progresso é totalmente registado e a aplicação adapta-se ao teu desempenho prévio, disponibilizando objectivos relevantes.

Voloco (iOS / Android) | O Voloco é um aplicativo que processa a tua voz em tempo-real e fornece afinação, harmonia e vocoding (ou auto-tune) automaticamente. Podes escolher uma faixa da tua biblioteca e a aplicação encontra o tom e ajustará a sua voz para o tom em questão. Também é possível ajustar a equalização e adicionar efeitos de compressão e reverb dentro da aplicação. Essencialmente, fornece ferramentas para modificares a tua voz através de efeitos digitais.

VocaLive CS (iOS / Versão Android indisponível) | Apesar de ser a versão CS e não incluir todas as funcionalidades, esta aplicação da IK Multimedia providencia ao vocalista uma suite de gravação para começar a criar as suas próprias músicas. Com simulação de microfone “Dynamic 58”, efeito de reverb, gravador de 2 pistas e secção de pan, treble, tal como gestão de tons médios e graves, tens um mini estúdio para voz na palma da mão.

Smule – The #1 Singing App – (iOS / Android) | A Smule é a aplicação mais social desta lista. Permite-te cantar a solo, em duetos com amigos ou até em grupo. É um formato assumidamente virado para o entretenimento, no entanto também fornece efeitos de estúdio e correcção de pitch para acrescentares às tuas performances. É alimentado por milhões de músicas, incluindo aquelas de maior sucesso mundial. Entra em modo karaoke e simplesmente diverte-te!

Yousician (iOS / Android) | Esta aplicação já foi mencionada no artigo para guitarristas, mas com a mais recente actualização tornou-se num engenho igualmente fundamental para os vocalistas. Serve como ferramenta de auto-aprendizagem, apresentando a classificação do teu desempenho vocal durante e depois de uma performance. Podes escolher entre centenas de músicas, de acordo com os teus gostos ou nível de dificuldade. Não é uma aplicação muito rígida, devido ao seu formato “arcade”, permitindo-te, se te apetecer, cantar num registo mais descontraído, além de ser altamente gratificante.