40º Aniversário Jackson Guitars

40º Aniversário Jackson Guitars

Redacção

A origem das Jackson Guitars, intimamente ligada ao Príncipe Shredder, Randy Rhoads. Os quarenta anos da marca e os modelos Custom Shop espectaculares de guitarras e baixos (ok, um baixo) que os celebram.

Nos anos 80 as guitarras Jackson tornaram-se sinónimas do termo “Metal”. Praticamente não havia uma banda que se prezasse em qualquer subgénero de peso que não usasse um modelo da marca. No final dos anos 70 o construtor Grover Jackson havia ganho uma reputação a trabalhar ao lado de Wayne Charvel, na Charvel’s Guitar Shop, até ter mesmo acabado por comprar a companhia ao fundador em 1978.

Após a compra começou, além de reparar guitarras, a construir modelos originais, que foram apresentadas pela primeira vez na edição do verão da NAMM de 1979, e num ápice tinha desenhado o modelo de Eddie Van Halen.

Foi aí que surgiu Randy Rhoads. No final dos anos 80, o guitarrista telefonou a Grover Jackson com o intuito de se encontrarem para criar uma nova guitarra, o que fizeram rapidamente e deu origem ao modelo “Concorde”. A “Concorde” tinha um design neck-through-body em vez do sistema bolt-on-neck das Charvel, então Grover decidiu dar o seu nome à primeira guitarra Jackson, o modelo que idealizou com Randy Rhoads.

A guitarra tornou-se imediatamente um sucesso que ficou bloqueado face à morte de Randy. Grover Jackson apelou junto de Delores Rhoads, mãe do guitarrista, e a produção da Jackson Randy Rhoads começou em 1983, tendo-se tornado o modelo de bandeira da companhia que criou ainda outros modelos memoráveis.

A meio dos anos 80 Grover Jackson criou a International Music Co. que passou a coordenar a Jackson e a Charvel, as últimas eram construídas no Japão sob a supervisão de Grover, enquanto a Jackson continuava nos States, com uma equipa que ainda hoje permanece com grande parte dos membros originais (Mike Shannon, Chip Ellis, Pablo Santana e Mike Kotzen) e sendo uma das mais antigas Custom Guitar Shop nos estados unidos americanos, mesmo após as várias mudanças posteriores na companhia e ter sido mesmo adquirida pela FMIC.

COLECÇÃO do 40º ANIVERSÁRIO JACKSON GUITARS CUSTOM SHOP

Em 2020 celebra-se o 40º aniversário da Jackson Custom Shop. A marca criou uma dúzua de instrumentos diferenciados com pinturas vinbrantes, madeiras exóticos, corpos deslumbrantes e grafismos intensos. A colecção foi estreada o mês passado na NAMM 2020 e deixou muita gente (incluindo a nossa redacção) de queixo caído. Vamos ver as principais características de cada um deles.

Jackson Custom Shop J0001 40th Anniversary | Mike Shannon, Jackson Custom Shop Master Builder, diz: «Tinha a ideia de construir esta J0001 há já vários anos. Finalmente chegou o momento oportuno, os quarenta anos da Jackson e da minha carreira enquanto construtor». Dizem as lendas do heavy metal que o modelo original J0001, a primeira Jackson de sempre, pertenceu a K.K. Downing, mas o guitarrista dos Judas Priest afirma que nunca possuiu a guitarra. Shannon confessa não perceber como surgiu esse registo e que, tanto quanto sabe, o dono actual da guitarra é um tipo chamado Jay Reynolds. De qualquer das formas, a JCS J0001 40th Anniversary tem um acabamento Snow White Pearl irradiante num corpo em alder; braço through-body num resistente quartersawn maple, com escala em rosewood de 12” de raio; Seymour Duncan Custom Trembucker TB-5 (ponte) e Seymour Duncan ’59 (braço).

Jackson Custom Shop Randy Rhoads | Nem haveria uma celebração de 40 anos sem um modelo em honra a Randy Rhoads. O Master Builder Joe Williams construiu esta Jackson Custom Shop Randy Rhoads com um deslumbrante acabamento White Sparkle, hardware e pickguard cromados. O corpo alder body faz parelha com o braço quartersawn maple, com escala de raio composto 12”-16” em flame maple. Este canhão está carregado com um Seymour Duncan TB-6 (ponte) e um Seymour Duncan SH1N (braço), cada um com capas cromadas. O tremolo é um sistema Floyd Rose Original.

Jackson/Charvel 40th Anniversary Double Neck Hot Rod Flame | Este modelo louco foi concebido pelo Master Builder Joe Williams  e mistura algumas das melhores características da Jackson e da Charvel num monstruoso e singular modelo Hot Rod Flames, numa fusão entre os corpos Jackson Soloist e Charvel San Dimas. A parte Jackson possui design quartersawn maple neck-through-body; escala em ébano de raio composto 12”-16” e 24 trastes jumbo; Seymour Duncan TB-4 (ponte) e Seymour Duncan SH-1 (braço); tremolo Floyd Rose Original. A parte Charvel tem um braço maple em bolt-on; escala de raio composto 12”-16” e 22 trastes jumbo; DiMarzio Super Distortion (ponte) e DiMarzio DP117 HS-3 (braço); Charvel brass tremolo e afinadores Gotoh.

Jackson Custom Shop Limited Edition Signature Phil Collen PC1 Black Walnut | Construída pelo Master Builder Pat McGarry, este instrumento é uma criação refinada para homenagear um dos mais antigos endorsers da marca. O caramelizado corpo Dinky em mogno possui tampo 1/8” claro walnut e o braço bolt-on é uma peça de maple com escala de raio composto 12”-16” em ébano e 24 trastes jumbo. DiMarzio® Super 3 (ponte), DiMarzio HS-2 (meio) e PC1 Sustainer Driver (braço). Outras características incluem o sistema double-locking tremolo Floyd Rose Original e afinadores Gotoh.

Jackson Custom Shop Limited Edition Signature Adrian Smith San Dimas | Do Master Builder Dave “Red” Nichols, com pintura de Craig Fraser, o corpo alder deste modelo está adornado com o grafismo “2 Minutes To Midnight”, do lendário álbum de 1984 dos Iron Maiden, “Powerslave”. «O ano passado na NAMM, comentei com a minha mulher que seria fixe fazer algo temático dos Maiden», confessou Adrian Smith. «Nunca o tinha feito. Temos a canção ‘2 Minutes to Midnight’ e parecia ser a coisa mais lógica. Chamo-lhe a minha guitarra hooligan, pois está super rude, sem nada além de um pickup. Soa excelente e toca-se melhor. Adorava poder usá-la em mais que uma canção. Adoro a guitarra». Este canhão de edição limitada inclui um braço bolt-on quartersawn maple, com escala de raio composto 12”-16” e 22 trastes jumbo. O PU é o feoz DiMarzio DP100F Super Distortion e a ponte tremolo é  Floyd Rose Original.

Jackson Custom Shop Limited Edition Signature Mick Thomson Carbon Fiber Soloist | O guitarrista dos Slipknot, Mick Thomson, tem andado em digressão com esta versão do seu modelo de assinatura. Aliás, passou no nosso país com ele, em 2019, e regressará já neste Verão. É uma criação do Master Builder Mike Shannon e o corpo no formato Soloist é em mogno. Braço through-body em maple, escala em ébano com raio composto 12”-16”e 24 trastes. Os PUs são as assinatura de Thomson, os Seymour Duncan EMTY Blackouts. Ponte Jackson MTB HT6 e cabeça invertida.

Jackson Custom Shop Limited Edition Signature Misha Mansoor So-Cal HSS 2PT | Misha Mansoor (Periphery) juntou-se ao Master Builder Dave “Red” Nichols para criar esta distinta Jackson Custom Shop So Cal HSS 2PT Relic. Corpo em ash e acabamento “relic” (e ponham relic nisso) Daphne Blue com o clássico pickguard branco. O braço bolt-on é um caramelizado flame maple bolt-on, com escala no mesmo material e um raio de 20”. É um maquinão de shred numa configuração HSS, com o humbucker Bare Knuckle Ragnarock e os single-coils Misha Mansoor. Sistema tremolo Gotoh 510 2PT e side dots Luminlay.

Jackson Custom Shop Limited Edition Signature Chris Broderick CB2 Diabolic | O corpo em mogno possui tampo 1/8” flame maple, com acabamento Trans Black. Braço quartersawn maple, escala 12”-16” em ébano com 24 trastes jumbo de aço inoxidável e os inlays sharkfin invertidos. Nos PUS, as assinaturas de Broderick com a DiMarzio. O headstock invertido é um Jackson AT1 headstock; sistema tremolo de sete cordas Floyd Rose Pro e locking tuners D’Addario Planet Waves.

Jackson Custom Shop RR27 HS FR Galaxy | Outro modelo Rhoads, um monstro de shred com 27 trastes. Minuciosamente construída por Joe Williams, o corpo Rhoads em alder possui tampo buckeye resin; braço through-body quartersawn maple; escala 12”-16” em ébano. Williams desenhou uma cobertura magnética para o truss rod, de forma a evitar o uso de parafusos. O humbucker Bare Knuckle Aftermath na ponte é para te pertir os dentes, e o single-coil Bare Knuckle Trilogy Suite é para que gostes dessa sova! Ponte Floyd Rose Original e afinadores Sperzel.

Jackson Custom Shop Warrior HT 7-String Multi-Scale | Outra criação de Joe Williams, esta Warrior Multi Scale HT em Neon Pink. Corpo alder e braço through-body quatersawn maple com escala em ébano. A configuração HH ostenta um DiMarzio The Tone Zone 7 e um DiMarzio Air Norton 7. Outras características incluem ponte fixa Hipshot multi-scale, pestana fenólica, afinadores Jackson sealed die-cast, master volume e five-way switch.

Jackson Custom Shop Hellion Bass | Novo formato de baixo, este Hellion multi-scale de 5-cordas. O acabamento Neon Yellow também não deixará de dar nas vistas. «Pensei que ter multi-escala num baixo de cinco cordas seria uma boa ideia, porque quando chegas à corda B grave a espessura e a baixa afinação fazem a corda oscilar demasiado. A ideia da multi-escala é equilibrar a tensão, melhorando o som e a resposta do instrumento». A base do Hellion é uma forma Demon, alongada e invertida, num corpo ash com um recorte custom, para facilitar o acesso aos registos mais agudos da escala. Para não varia, braço through-body quartersawn maple com escala maple de raio composto 16”-20”, 24 trastes jumbo em aço inoxidável e inlays clássicos pretos dentes de piranha. Seymour Duncan Quarter Pound Jazz Bass é o pickup da ponte Hipshot triple lock single saddle.

Jackson® Custom Shop Soloist™ SL2 Exotic | Por último, um modelo peso-pluma de Williams. Esta guitarra possui corpo ash com tampo ziricote e hardware de titânio. Para aumentar a pinta, a cabeço possui um entalhe em maple com o logo da Jackson e os inlays sharkfin, em ziricote, surgem invertidos na escala de ébano. O modelo é um design set-neck com madeira flame maple e está equipado os Guitarmory Orion Pickups, com bobines em curly maple, e uma ponte Floyd Rose em titânio.