Line 6 Helix 2.91, Instalação e Novidades Step By Step I

Line 6 Helix 2.91, Instalação e Novidades Step By Step I

Paulo Basilio
Drekas Morengo

Passo a passo à instalação e tutorial das novas ferramentas, sons e funções da Helix com o software HX edit 2.90, que passou a fazer toda a gestão da máquina, e actualização do firmware 2.91. Demonstramos ainda alguns dos novos brindes, como o amp Revv ou o Small Stone EHX.

Foi em 2015 que a Line 6 apresentou a tremenda Helix, uma verdadeira workstation de guitarra. Em 2018, aproveitámos a nova versão do sistema 2.20, que compõe o poderoso processador de som de guitarra do modelo topo de gama da Line 6, marca pioneira do som de amplificador de guitarra simulado digitalmente e que dispensa apresentação, para vos dar a conhecer a Helix em teste.

Desde aí, tem surgido, como prometido desde o lançamento, várias actualizações de firmware. E agora, a celebrar o seu quinto aniversário, a Line 6 disponibilizou a versão 2.90 de forma gratuita. Cliquem nesse link para mais informação.

Quando mexem no núcleo das nossas máquinas ficamos sempre (um pouquinho que seja) com o coração nas mãos, com o receio de perder uma mão cheia de horas a programar e optimizar o nosso som de instrumento. Pois bem, deitámos mãos à obra para vos tirar esses medos e reportamos que saímos do outro lado da máquina na data do firmware do futuro 2.90 ilesos e inspirados com as novas “prendinhas” da Line6 neste novo update.

Deixamos em vídeo as duas primeiras de 4 partes da demo de instalação e tutorial das novas ferramentas, sons e funções da Helix. Os vídeos estão acompanhados de comentários nos momentos convenientes. No primeiro vídeo mostramos a instalação do novo software HX edit 2.90, que passou a fazer toda a gestão da máquina, e actualização do firmware 2.91 passo a passo.

No segundo vídeo revelamos as nossas primeiras impressões. Verificamos a solidez do novo firmware, comparando a sonoridade de User Presets vindos da anterior versão, instalados agora na nova versão – uma espécie de soundcheck; mostramos a novidade dos metters nos I/Os; rodamos o novo amplificador da Revv e matamos a curiosidade do recém-chegado à colecção de efeitos de modelação, o Small Stone da Electro-Harmonix.