SUMMER NAMM 2021: Fender Duel Pugilist & Dual Marine Layer, Modelos Duplo Circuito

SUMMER NAMM 2021: Fender Duel Pugilist & Dual Marine Layer, Modelos Duplo Circuito

Nero

A Fender apresentou novas versões, de duplo circuito, de dois dos primeiros pedais que Stan Cotey desenvolveu para a marca californiana em 2018. Eis o Duel Pugilist e o Dual Marine Layer.

Depois do cancelamento em 2020, a Summer NAMM está de regresso a Nashville já nos dia 15 a 17 de Julho de 2021. Com cautelas e um rígido plano de segurança, mas num formato bastante próximo do tradicional, aberto ao público. Nesse sentido, as marcas estão aproveitar para revelar os retoques ao seu catálogo anual.

A par do anúncio da Jag-Stang de Kurt Cobain, a Fender apresentou ainda os modelos de assinatura de Cory Wong (Vulfpeck), J Mascis e ainda uma Stratocaster a celebrar o 30º aniversário desse discaço que é “Screamadelica”, dos Primal Scream. A marca aproveitou para actualizar a gama de entrada Squier Affinity e ainda lançar dois novos pedais de guitarra.

A Fender tem lutado por fazer com que a sua linha de produção e o seu stock acompanhem a demanda por novos instrumentos, algo que não tem sido uma tarefa fácil, devido ao boom de vendas que sucedeu, principalmente, nos modelos de gamas de “entrada”. Justin Norvell, da Fender, acrescentou: «As necessidades dos actuais criadores e guitarristas estão em constante evolução, especialmente com o aumento das gravações em casa e com o boom dos novos músicos da pandemia. Para satisfazer esta nova procura, tecemos novas especificações e elementos nestes instrumentos inovadores, introduzindo produtos que irão facilitar a experiência de tocar e inspirar jovens, novos músicos, mas também profissionais e fãs de alguns dos nossos mais estimados artistas Fender».

Mas vamos aos novos pedais de guitarra, ambos actualizados para versões duplas dos já existentes Pugilist e Marine Layer, modelos que fizeram parte da primeira remessa de unidades desenvolvidas por Stan Cotey.

Fazendo um trocadilho com a expressão Dual, o Duel Pugilist é um pedal de dupla distorção que apresenta as mesmas vozes de distorção do original, mas com três novos modos de combinação: Series, Mute e Parallel. O primeiro empilha as duas distorções da mesma forma que o fariam com dois pedais separados, enquanto o modo Parallel permite a mistura de dois sons de distorção diferentes ou um som limpo com um som distorcido. O Mute permite usar uma distorção para criar o som principal e depois acrescentar uma segunda camada. O circuito possui também um EQ de duas bandas para domar excessos de graves ou agudos. Vale €199.

O Dual Marine Layer apresenta duas configurações independentes activadas por footswitch, bem como três algoritmos de reverberação únicos. Há também um sustain switch para gerar «enormes criações atmosféricas». O duplo footswitch permite alternar entre dois conjuntos de controlos para damping, time, modulation e level. O switch de sustain também é um sustain footswitch, facilitando o seu controlo enquanto tocam. Se vos encanta, devem poupar uns €220.

Mais detalhes na Fender.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.
EGITANA