Pixies, A Música Fala Por Si
2019-10-25, Campo PequenoOs Pixies apresentaram no Campo Pequeno uma autêntica maratona de canções. Na bagagem ainda trouxeram o seu mais recente álbum de estúdio, “Beneath The Eyre”, editado em Setembro.
Abarrotar é a palavra que melhor descreve a sala do Campo Pequeno durante o concerto de ontem dos Pixies. Os fãs não se fizeram rogados e receberam a banda de Boston de braços abertos após um hiato de três anos do nosso país. Nesta tour, os Pixies têm optado por estender as suas setlists para mais de 30 músicas (algumas chegam mesmo às 40) e Lisboa não foi excepção. O concerto revelou-se longo e dono de densidade e intensidade, com uma duração de mais de duas horas, que não deixou espaço para muito falatório.
Outro aspecto curioso nesta tour é o facto da banda optar por alterar a ordem da setlist em todos os concertos, tornando-se assim difícil fazer qualquer previsão do alinhamento do espectáculo. Em Lisboa, abriram com “Gouge Away”, do álbum de 1989, “Doolittle”. O que certamente não se esperava era ouvir o maior sucesso mainstream do grupo ser tocado tão cedo, “Here Comes The Man” foi a quarta música do alinhamento, no entanto não impediu que os fãs acompanhassem a música de braços no ar e a cantar o refrão em uníssono.
A primeira parte do concerto ficou a cargo de Blood Red Shoes. Vê aqui a fotoreportagem.
O concerto dos Pixies manteve sempre um formato bastante corrido onde a ausência de tempos mortos foi notória. A alternar com as malhas do novo álbum, que foi quase tocado na sua totalidade, estiveram os maiores clássicos da banda, as mais celebradas foram “Where Is My Mind?” e “Gigantic”, presentes no álbum de estreia, “Surfer Rosa” (1988), e ainda “Wave of Mutilation”, “Debaser” e “Tame”, de “Doolittle”.
No final do concerto, o público demonstrou-se rendido perante a performance avassaladora que Black Francis (praticamente não abdica da sua Tele, sonorizada por um rig Vox Amplification) e companhia lhes proporcionaram e aplaudiu o grupo de pé, retribuindo o carinho que a banda lhes transmitiu através da sua música. Uma coisa é certa, os Pixies não precisam de muitas palavras para demonstrarem o que valem – a sua música já faz isso por eles.
No Campo Pequeno, a música certamente falou bem alto.
SETLIST
- Gouge Away
- Planet of Sound
- U-Mass
- Ana
- Here Comes Your Man
- Cecilia Ann (The Surftones cover)
- Hey
- St. Nazaire
- Snakes
- On Graveyard Hill
- Caribou
- Cactus
- The Holiday Song
- Nimrod’s Son
- Havalina
- Mr. Grieves
- This Is My Fate
- Isla de Encanta
- In the Arms of Mrs. Mark of Cain
- Ready for Love
- Velouria
- All the Saints
- Silver Bullet
- Death Horizon
- Los Surfers Muertos
- Monkey Gone to Heaven
- Daniel Boone
- Bird of Prey
- Vamos
- Motorway to Roswell
- Where Is My Mind?
- Catfish Kate
- Bone Machine
- Wave of Mutilation
- Debaser
- Tame
- Gigantic