Quantcast
Richie Kotzen & Mike Portnoy, Raise The Cain

Richie Kotzen & Mike Portnoy, Raise The Cain

Nero

Richie Kotzen pediu a Mike Portnoy uns grooves de base para usar nas suas composições e acabou de estrear um novo malhão.

O shredder Richie Kotzen lançou um novo álbum a solo no dia 03 de Fevereiro de 2020. Nesse dia, o guitarrista cumpre também o seu 50º aniversário, daí ter decidido editar 50 canções no disco. O plano, arrojado, para todos os efeitos, acabou por surgir de forma inesperada, como confessou o músico à IndiePower TV.

Devido ao tamanho colossal do álbum, Kotzen não tinha intenção de lançar nova música ainda este ano mas, como o próprio admitiu nas suas redes sociais, aconteceu a pandemia e Kotzen deu por si fechado em casa, acompanhado da sua criatividade. Dessas ideias e de uma conversa com Mike Portnoy, seu colega nos Winery Dogs, surgiu uma nova canção.

«Ao telefone com o Mike, ele mencionou-me que tinha a bateria micada, pois estivera em gravações. Então disse-lhe ‘Hei Mike, tenho uma ideia se tiveres nessa… Pega em 4 ou 5 tempos e grooves diferentes e cria algumas formas de canções. Faz de conta que estou numa jam contigo e grava como se fosse uma canção. Quando tratares disso, envia-me a ver se consigo editar alguns beats e usá-los para fazer algumas canções’», confessou Kotzen.

Continua o guitarrista a dizer, sobre esta colaboração: «Acabei por escrever um riff para um groove de bateria 7/8 do Mike, o que me lançou para terminar esta canção “Raise The Cain”». Kotzen ponderou arquivar o tema para incluir num álbum futuro, mas entretanto decidiu que não fazia sentido guardar uma canção completa por tempo indeterminado. Assim surgiu este novo single de Richie Kotzen, com baterias de Mike Portnoy.

O antigo baterista dos Dream Theater tem estado bastante activo, participando no novo álbum do seu antigo colega John Petrucci e publicando imensa música durante o confinamento. Richie Kotzen, durante este período deu-nos ainda a conhecer o seu estúdio privado.


arda