EVH Gear, As Guitarras e Amps de 2020

EVH Gear, As Guitarras e Amps de 2020

Redacção

Eddie Van Halen morreu e meio mundo está, naturalmente a chorar a sua morte. A sua música e os seus designs de guitarras e amps ficarão para sempre. Eis os instrumentos que a EVH Gear lançou antes do seu fundador falecer…

Eddie revolucionou a face do instrumento, quebrando um marasmo instalado desde os anos 60/70 e criando novos conceitos tecnológicos na guitarra eléctrica e também na amplificação. Também por isso, mais tarde, acabou por criar a sua própria marca, que hoje possui, constrói e continua a desenvolver de pleno direito réplicas da histórica “Frankenstrat”, das modernas Wolfgang ou os explosivos amps 5150.

Parte do grupo Fender, a EVH (Eddie Van Halen) Gear é a marca fundada pelo próprio guitarrista. A EVH surgiu na ressaca das colaborações de Eddie com a Peavey. Na segunda metade dos anos 90, a Peavey e Van Halen tinham no mercado os poderosos amps 5150 e as guitarras Wolfgang. Mas o músico ambicionava mais e em 2009 fundou a sua própria marca. Estes foram os principais lançamentos da EVH Gear em 2020. Os últimos antes da morte do prodigioso shredder.

No que respeita a guitarras apresentadas na Winter NAMM 2020, há o suficiente para todos os gostos ou para aplacar a sede dos fanáticos do lendário Eddie Van Halen, com a novíssima Striped Series Frankie. É chover no molhado, mas a Frankenstein de Eddie é uma das mais icónicas guitarras de sempre. Podem ler sobre a história da guitarra no nosso site ou, de forma mais aprofundada, na edição impressa com uma “exclusivíssima” entrevista com o Homem! Até aqui, uma réplica oficial da guitarra era algo inacessível para a maioria dos músicos, isso mudou com a Striped Series Frankie. Em Janeiro chegou ainda a actualização dos modelos Wolfgang WG Standard e novas cores nos modelos Wolfgang Special. Confere os specs das guitarras no artigo original.

Depois, em Julho, apandemia determinou não haver Summer NAMM este ano e persistirem dúvidas sobre a Winter NAMM 2021, dada a situação calamitosa nos Estados Unidos da América. Isso não impediu que algumas marcas tenham mantido o seu ritmo de apresentação de novidades que, num calendário normal, teriam sido por essa altura a ser reveladas em Nashville. A marca de Eddie Van Halen apresentou um novo modelo 5150 de 15 watts e uma edição limitada da Wolfgang Special.

O pequeno cabeço (para o mercado dos amps compactos) mistura características dos amps LBXI e LBXII 5150. Portanto, é um modelo de dois canais, o Green (limpo) e Red (overdrive). Podem descobrir as principais características no artigo que escrevemos na altura. Podem fazer o mesmo com o da Wolfgang Special Sassafras, uma guitarra que possui corpo na madeira indicada no seu nome. É um modelo arched top, com acabamento acetinado em preto. A EVH refere que a sassafras é uma madeira com um carácter sónico mais suave, com uma ressonância aproximada à de madeiras como walnut ou mogno.

Enfrentamos tempos de incerteza e a imprensa não é excepção. Ainda mais a imprensa musical que, como tantos outros, vê o seu sector sofrer com a paralisação imposta pelas medidas de combate à pandemia. Uns são filhos e outros enteados. A AS não vai ter direito a um tostão dos infames 15 milhões de publicidade institucional. Também não nos sentimos confortáveis em pedir doações a quem nos lê. A forma de nos ajudarem é considerarem desbloquear os inibidores de publicidade no nosso website e, se gostam dos nossos conteúdos, comprarem um dos nossos exemplares impressos, através da nossa LOJA.