AS Podcast Powered By Shure II: Micros DIY Homestudio
Impulsionada por uma parceria com a EARPRO e a SHURE, a Arte Sonora estreia-se no universo dos podcasts. Neste segundo episódio, deixamos algumas dicas e ideias de base sobre como gravar e as principais características dos microfones, cuja versatilidade permite experimentarem captar vários formatos de entretenimento e vários géneros musicais, numa conversa que nos leva dos Stones ao Sam The Kid, passando pela Motown ou por revivalistas como Josh Homme ou Jack White.
No final de Março de 2021, a Arte Sonora e a EARPRO, representante ibérica da prestigiada marca de microfones Shure, promoveram o webinar “SHURE MOTIV: Soluções de Microfones para Streaming & Home Recording”, sobre os diferentes modelos de microfonia digital da gama MOTIV e como são extraordinárias ferramentas para criadores como podcasters, vloggers, músicos ou jornalistas. Ainda podem encontrar o vídeo e áudio desse evento no artigo que lhe dedicámos.
À boleia dessa iniciativa, a Shure incitou-nos a desenvolver a parceria e criar um podcast Arte Sonora. Era algo que tardava e com esse empurrão final decidimos criar o “Arte Sonora Powered By Shure”. Para episódio piloto decidimos colocar frente a frente o Nero, o nosso actual editor, e a Tânia Ferreira, fundadora da Arte Sonora e primeira editora da revista.
Neste segundo episódio, entramos num tópico mais prático. Quais os melhores microfones para gravarem os vossos projectos, musicais ou de comunicação.
É um assunto recorrente, e ainda bem que assim é, não só na Arte Sonora como em vários sites e revistas dedicadas ao equipamento musical. Há pessoal como o Rick Beato que produz vários vídeos focados nesse assunto e também muitos artigos, inclusivamente alguns que podem ler aquilo pelo nosso espaço.
Aliás, é um bom espiarem um dos nossos artigos sobre esta matéria, para poderem acompanhar melhor este podcast, no qual revemos vários dos modelos que sugerimos nesta conversa.
De alguma forma, sendo o convidado um fervoroso fã de modelos Shure, há um maior foco em unidades lendárias como o SM58, o SM57, o novo MV7 e a restante gama MOTIV.
De resto, deixamos ainda algumas dicas e ideias de base sobre como gravar e as principais características dos microfones, cuja versatilidade permite experimentarem captar vários formatos de entretenimento e vários géneros musicais, numa conversa que nos leva dos Stones ao Sam The Kid, passando pela Motown ou por revivalistas como Josh Homme ou Jack White.
Se precisam de uma ajudinha para decidir que micro começar por comprar para gravarem a vossa música em casa ou no vosso pequeno estúdio/sala de ensaio, se pretendem perceber ou relembrar conceitos como micros de fita, condensadores, cardióides ou super cardióides, etc. Disparem o player!