O Dia de Jimi Hendrix
O Mago faz anos. Jimi Hendrix, considerado por muitos o mais influente guitarrista de sempre, nasceu a 27 de Novembro de 1942.
Naturalmente, a sua importância na música, o seu talento único e impacto mediático, reflecte-se editorialmente, sendo um dos artistas com mais artigos dedicados aqui na Arte Sonora. Compilamos aqui alguns deles.
Desde logo, aqueles relacionados com gear. Em 2015, a Fender lançou a, muito antecipada, Jimi Hendrix Stratocaster. O novo modelo presta homenagem ao som incendiário da lenda das seis cordas. Esta guitarra possui engenharia a condizer com a inversão que Hendrix fazia aos seus modelos. Ainda no equipamento que o músico usava, o artigo de mini pedais que procuram emular as stompboxes usadas em alguns dos sons mais distintos de guitarra conta também com a versão de Hendrix. Também nos pedais, a TC Electronic introduziu o Viscous Vibe, que partilha características, numa recriação digital, do badass Shin-Ei UniVibe. Yup, que o Jimi usava. Tal como a Dunlop recriou o Fuzz Face que o mago usava.
Já em 2019 a Fender Custom Shop clonou Izabella. A Limited Edition Jimi Hendrix Stratocaster é uma homenagem à guitarra que Hendrix usou no Woodstock, em 1969, para dinamitar o hino norte-americano. E a Dunlop lançou, na Authentic Hendrix, uma colecção de quatro pedais em homenagem ao mago das seis cordas. Em 2018, numa colaboração com a associação Authentic Hendrix, a JOI Guitars anunciou a construção de 10 guitarras usando madeira extraída da casa onde Jimi viveu na infância.
No ano anterior, uma vez mais pela Fender, surgiu outro modelo de guitarra de homenagem: a Monterey Stratocaster. Modelo Fender Artist Series que presta homenagem ao génio de Hendrix e aos 50 anos do concerto no Monterey International Pop Festival, onde queimou a sua Stratocaster. Em 2016, a Seymour Duncan estreou os Jimi Hendrix Signature Strat Set. Em 1968, Hendrix usou uma Strat com pickups bobinados pelo próprio Seymour. Cinquenta anos depois é possível possuir um pedaço de história.
Há algum tempo atrás, o website ThisIsNotPorn publicou várias fotos raras (abrir galeria em baixo do parágrafo) de Jimi Hendrix, inclusivamente algumas fotos de quando o guitarrista cumpriu o serviço militar! Hendrix alistou-se para evitar ir preso por conduzir carros roubados. Quando foi dispensado do serviço militar, os relatórios indicavam que esteve longe de ser um G.I. Joe exemplar: fumava erva, falhava as chamadas matinais por adormecer e foi apanhado a… masturbar-se.
Recentemente, um novo álbum póstumo com Jimi Hendrix viu a luz do dia. O guitarrista, antes de alcançar o reconhecimento do grande público, apoiou outros músicos, tal como Curtis Knight em “You Can’t Use My Name: Curtis Knight & The Squires”, agora disponível. O mesmo tem vindo a suceder, quase num ritmo anual, com outtakes de sessões de estúdio, como é exemplo a colecção “Hear My Music”.
Capaz de músicas marcantes, que transcendem gerações, e electrizante ao vivo, em Agosto de 1969, no Woodstock, dinamitou o “Star Spangled Banner” – hino nacional norte-americano. A sua memória é, anualmente, perpetuada na Polónia, no festival Thanks Jimi Hendrix. Aí, milhares de músicos juntam-se sempre para tocar, em conjunto, “Hey Joe”.
Feliz Aniversário Jimi!
Foto de entrada por Gered Mankowitz (1967).