Prendas de Natal Para Músicos 2020 II
Pusemos uma drum machine, uma bateria acústica, um trio de pequenos mas poderosos amplificadores, uma guitarra eléctrica e uma acústica e mais alguns ‘goodies’ na nossa lista de presentes a enviar ao Pai Natal.
Depois de uma primeira lista com sugestões mais económicas, mais apontada a quem está a dar os primeiros passos na música, eis mais algumas recomendações, a maior parte delas novidades de 2020, que nenhum músico desdenharia receber como presente de Natal. Não são exactamente unidades de elite, mas já possuem outro tipo de resposta, bastantes recursos e encontram-se ainda num espectro de preço (entre os €200-€500) que os torna irresistíveis, sejam prós ou principiantes. Damos sugestões para todos os gostos, independentemente do instrumento que tocam ou se são apenas melómanos.
ROLAND TR-6S | A novíssima TR-6S possui o mesmo som poderoso e esmagador da sua irmã mais velha TR-8S, numa versão de seis pistas mas que vem dentro de uma estrutura ainda mais compacta. A TR-6S possui modelos de circuito detalhados das clássicas Roland TR-808, TR-909, TR-606, TR-707, entre outras, uma enorme biblioteca de samples predefinidos com compatibilidade para samples custom de utilizador e um módulo de som FM para sons futuristas. Com esta nova drum machine, podes misturar e combinar sons para kits de bateria híbridos e exóticos, através de um sequenciador avançado com sub-steps, flam, step-loop, motion recording, entre outras funcionalidades. Desenhada para criar ataque, espaço, calor ou potência com uma grande variedade de efeitos de alta-qualidade, a TR-6S, que custa €379, vem equipada com compressores vitais e EQs que estão na ponta dos dedos, em conjunto com reverb luxuso, delay e efeitos de modulação. Mais informações aqui.
YAMAHA STAGE CUSTOM HIP | Entre as mais aclamadas baterias da história, as Stage Custom têm sido actualizadas ao longo do tempo, mantendo a sua vitalidade. Nesta mais recente actualização, a marca colocou os famosos drum kits ao alcance de mais músicos, através de um conjunto de entrada com uma excelente relação qualidade/preço (€480). A Stage Custom Hip responde a uma tendência actual, a de conjuntos fáceis de transportar, assumindo o papel de “segundo” drum kit, para andar na estrada, adequada a palcos mais reduzidos. Ainda assim, a Stage Custom Hip não tem dimensões tão reduzidas como é normal nesse tipo de baterias. O bombo é um 20’’x 8’’, dono de graves cheios de profundidade. Depois temos o timbalão de chão com 13’’ x 8’, que pode ser convertido em tarola! A tarola de base é uma 13’’ x 5’’ e a completar o kit está um timbalão 10’’ x 5’’. Totalmente construída em birch, com cascos de seis folhas. Mais detalhes aqui.
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MOOG WERKSTATT-01 | A Moog está mais uma vez a produzir o sintetizador analógico Werkstatt-01, mas desta vez a um preço mais acessível a bolsos menos abastados. O kit teve uma pequena tiragem comercial em 2014 e, na altura, custava 329 dólares, mas a Moog fixou um novo preço, 199 dólares, tornando o Werkstatt-01 no sintetizador mais acessível da Moog até à data. A empresa criou o Werkstatt-01 para um workshop no Moogfest 2014, para oferecer um olhar prático sobre como funcionam os sintetizadores analógicos. A resposta foi suficientemente forte e a Moog decidiu fazer uma versão comercial – um kit fácil de montar.
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SHURE AONIC 50 | Novo topo de gama da Shure. Os Aonic 50 são os primeiros auscultadores sem fios da marca norte-americana e têm cancelamento de ruído e autonomia de 20 horas com uma única carga, Bluetooth 5 e controlos tácteis que permitem rápido acesso para atender chamadas, ajustar o volume ou interromper a música carregando em apenas um botão. A marca promete qualidade de estúdio premium e conforto mais durabilidade excepcionais e, apesar da opção de cancelamento de ruído ajustável, os utilizadores que queiram interagir com o mundo exterior podem activar o Modo Ambiente. Incluem um amplificador de alto desempenho e são compatíveis com múltiplos codecs de áudio, incluindo Qualcomm, aptX, aptX HD, aptX Low Latency audio, Sony LDAC, AAC e SBC. Mais info aqui.
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MARSHALL UXBRIDGE | Com a pronta compatibilidade Amazon Alexa, correr música nos serviços de streaming mais populares foi tornado mais fácil. Há um arsenal de micros de longo alcance usados para reconhecimento vocal e cancelamento de ruído, para assegurar que a Alexa vos ouve mesmo quando o volume está bem alto. A Uxbridge Voice liga-se aos altifalantes integrados na Amazon Alexa, Amazon Echo e a outros altifalantes de tipo Airplay 2. Através desta compatibilidade de ligações, podem construir um sistema multi-sala, capaz de reproduzir canções diferentes em cada divisão da casa ou criar uma experiência unificada em toda a vossa casa. Preço a condar os €200, mais info no artigo original.
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HUGHES & KETTNER SPIRIT NANO | Os três pequenos amps (Spirit of Metal, Spirit of Rock, Spirit of Vintage) baseiam-se na tecnologia patenteada pela marca, a Spirit Tone Generator, que recria a resposta dos amplificadores a válvulas recorrendo a um singular circuito analógico. Se não estão muito impressionados com o seu tamanho minúsculo, vale a pena referir que estes amps são capazes de uma potência máxima de 50 watts a 4 ohms ou 25 watts a 8 ohms. Estes amps, com preço a partir dos €200, estão ainda equipados com simulador de coluna Red Box, para treinar em silêncio, e um controlo “sag” (de deformação ou decaimento do sinal) para ajustar a saturação na secção do power amp. O Spirit of Vintage dá-nos sons entre limpos brilhantes bem old-school até um crunch rock n’ roll; já o Spirit Of Rock avança uma era de carácter sónico, para o final dos anos 60 e anos 70, para o som clássico das stacks de amplificação; por fim, o Spirit Of Metal explora o som da amlp’ificação entre o heavy metal dos 80’s ao djent actual. Conhece-os aqui.
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STRYMON NIGHTSKY | Estreou no dia 18 de Setembro de 2020 e é a mais recente entrada na gama “Sky” de pedais de reverb da empresa. O NightSky combina um núcleo de reverb com circuitos de pitch-shifting, modulação, filtragem e até sequenciação. Devido às suas características aproximadas à sintetização analógica, a Strymon chama-lhe uma «workstation de síntese reverberante». O melhor de tudo isto é que o preço não é tão “bomba” quanto o pedal. Cerca de 370 paus é uma boa oportunidade de terem um pedal de elite.
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EVH WOLFGANG WG STANDARD |A Wolfgang WG Standard recebeu novas cores e novos braços e escalas em baked maple. E as versões WG Standard Exotic receberam um novíssimo modelo, a Wolfgang WG Standard Exotic Spalted Maple (na foto), com preço a rondar os 500€. Todos os modelos WG Standard posuem corpo basswood com o contorno “comfort cut”. O braço baked maple é bolt-on e tem varões de reforço em grafite (vade retro choques de temperatura e humidade) e o truss rod é facilmente ajustado pelo “volante” instalado na base do braço. Estas guitarras também possuem o tratamento de óleo nas costas do braço. A escala em baked maple possui rolled edges, raio composto 12”-16” e 22 trastes jumbo. Os PUs são os humbuckers EVH Wolfgang, instalados directamente no corpo para aumentar a transferência de vibração e, consequentemente, o sustain. Dois botões de controlo obedecem às especificações de Eddie Van Halen: 500k de sensibilidade permitem definir bem os parâmetros que desejam, sem comprometer o estridente high-end dos pickups. Ponte tremolo EVH/Floyd Rose Special e locking nut R2. Parte do grupo Fender, a EVH (Eddie Van Halen) Gear é a marca fundada pelo próprio guitarrista que nos deixou este ano.
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G9500 LIMITED EDITION JIM DANDY | Modelo parlour fiel à simplicidade das guitarras Gretsch “Rex” das décadas de 30, 40 e 50. Custa €220, tem corpo em basswood, X-bracing e ponte em walnut. Os afinadores são open-gear ao estilo dos anos 50. O pickguard é em branco envelhecido, com o decalque “G”. Carrega no link para ficares a conhecer melhor esta e outras novas guitarras Gretsch de 2020.
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ZOOM H8 |Permite um fluxo de trabalho baseado em aplicações: há uma app para música, uma para podcasting e uma para gravação de campo. Cada uma destas aplicações chama uma IU diferente, específica para a sua função. A aplicação de música abre um conjunto de faders, a aplicação de podcast oferece quatro blocos de som se quiseres activar SFX ou música ao gravar, e a aplicação de gravação de campo dá-te uma medição em ecrã inteiro para se certificar de que não corta nada acidentalmente. Também pensado para guitarristas, o processamento extra a bordo pode ser posto a trabalhar com modelos de amplificadores e efeitos, que podem ser carregados graças ao software Zoom’s Guitar Lab – basta ligar o H8 via USB. Graças à entrada híbrida juntamente com as entradas tradicionais XLR, a guitarra também pode ser ligada directamente ao gravador. Por €500, é um extraordinário multi-usos para quem não tem alma de engenheiro e quer gravar imediatamente.
Também podes conferir as nossas sugestões de 2019, se precisares de mais ideias.